Motivação

Páginas: 7 (1724 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Motivação
    Particularidade especificamente humana (não sendo portanto, observada em nenhuma outra espécie) que gera características próprias e individuais em níveis diferentes em cada pessoa. A motivação é um conjunto de fatores que impulsiona os seres humanos a agirem de determinada forma na conquista de objetivos e realizações.
O estado de motivação manifesta-se em qualquer situação davida, seja no ambiente pessoal, profissional ou espiritual, ele é estimulado de acordo com as prioridades particulares de cada um e sua visão de mundo, durando enquanto a necessidade a qual está associada não for suprida.
O ciclo motivacional
A motivação funciona de maneira cíclica e repetitiva. O chamado ciclo motivacional é composto de fases que alternam e se repetem. O organismo humano tende aum estado de equilíbrio dinâmico. Esse equilíbrio se quebra quando surge uma necessidade. O equilíbrio cede lugar a um estado de tensão que persiste enquanto a necessidade não for devidamente satisfeita. A tensão (ou stress) gera ansiedade, provocando um consumo mais elevado de energia física e mental. A satisfação da necessidade, como descrito acima, devolve ao organismo o estado de equilíbriodinâmico anterior






Retorno ao estado de equilíbrio anterior

Teoria de Maslow

Para Abraham Maslow (1908-1970), "os indivíduos apresentam uma hierarquia de necessidades básicas que precisam ser satisfeitas e que se dividem em: fisiológicas, segurança, aceitação social, auto-estima e auto-realização". Segundo Maslow, "essas necessidades estão ligadas entre si numa escala de valoresascendentes que, quando satisfeitas, surtem no indivíduo uma grande sensação de bem estar". Essa escala de necessidades é conhecida como Pirâmide de Maslow








Ele acreditava que a maior parte das pessoas nas sociedades com elevado padrão de vida, tinham as necessidades dos três primeiros níveis (fisiológicas, de segurança e sociais) regularmente satisfeitas e por isso, sem muitoefeito motivacional.
As necessidades mais baixas requerem um ciclo motivacional relativamente rápido (comer, dormir, etc.), enquanto as necessidades mais elevadas requerem um ciclo motivacional mais longo. Porém, se alguma necessidade mais baixa deixar de ser satisfeita durante muito tempo, ela torna-se imperativa, neutralizando o efeito das necessidades mais elevadas. A privação de uma necessidademais baixa faz com que as energias do indivíduo se desviem para a luta pela sua satisfação.
Teoria de Herzberg
Enquanto Maslow fundamentou sua teoria da motivação nas diferentes necessidades humanas, Herzberg pauta sua teoria no ambiente externo e no trabalho do indivíduo.
Herzberg Verificou e evidenciou através de muitos estudos, a presença de dois fatores distintos a serem considerados. Sãoeles: Os fatores higiênicos e os fatores motivacionais.
Fatores Higiênicos – Estes fatores são aqueles relacionados às condições que rodeiam o funcionário enquanto este executa seu trabalho ao longo de sua vida, englobando as condições físicas e ambientais, o salário, os benefícios sociais, as políticas da empresa, o tipo de supervisão recebido, o clima de relações entre a direção e os funcionários,os regulamentos internos, as oportunidades existentes, etc.
Herzberg considerou os fatores higiênicos limitados na capacidade de influenciar positivamente o comportamento dos empregados. A expressão higiene foi escolhida para refletir o seu cárater preventivo e profilático para mostrar que se destinam simplesmente a evitar fontes de insatisfação do meio ambiente ou de ameaças potenciais ao seuequilíbrio. Quando esses fatores são ótimos, simplesmente as insatisfações são evitadas.
Fatores Motivacionais – Referem-se ao conteúdo do cargo, às tarefas e aos deveres relacionados com ele. Produzem algum efeito duradouro de satisfação e de aumento de produtividade em níveis de excelência, Istoé, acima dos níveis normais. O termo motivação, para Herzberg, envolve sentimentos de realização, de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Motivação
  • Motivação
  • Motivação
  • MOTIVAÇÃO
  • Motivação
  • Motivação
  • Motivação
  • Motivação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!