Motivação

Páginas: 14 (3480 palavras) Publicado: 23 de março de 2011
Comportamento Organizacional
Docente: …………

“A Motivação Nas Organizações”
Discente: Luís Miguel Da Silva Leal

Porto, Janeiro de 2011
Índice

Introdução ……………………………………………………………………… 2
Motivação
Conceito ………………………………………………………………… 3
Motivação Intrínseca ……………………………………………………. 3
Motivação Extrínseca …………………………………………………… 3
Teorias da Motivação …………………………………………………………… 4
Teoria dasNecessidades ……………………………………………………. 4
Teoria da Equidade …………………………………………………………. 10
Teoria do Reforço …………………………………………………………… 11
Teoria das Expectativas ……………………………………………………... 11
Teorias da Motivação em Contexto Organizacional ……………………………. 12
A Motivação na Prática ………………………………………………………… 14
Conclusão ………………………………………………………………………...17
Referências Bibliográficas ……………………………………………………… 18Introdução

Integrada na licenciatura de Gestão de Recursos Humanos, a unidade curricular Comportamento Organizacional apresenta como momento um momento de avaliação a realização de um trabalho escrito acerca da “Motivação nas Organizações”.
Assim sendo, os principais objectivos do presente trabalho passaram por inicialmente apresentar uma definição para o conceito de Motivação, referir e explicaros vários tipos de motivação (intrínseca e extrínseca), apresentar e desenvolver as teorias sobre a motivação no seu geral assim como de igual modo apresentar as teorias da motivação centrada no contexto das organizações e por fim dar a compreender a motivação na sua prática.

Motivação
Conceito

A motivação pode ser definida como tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinadaforma ou, pelo menos, que dá origem a uma propensão a um comportamento específico, podendo este impulso à acção ser provocado por um estímulo externo (provindo do ambiente) ou também ser gerado internamente nos processos mentais do indivíduo.
Em termos mais simples a motivação é o que provoca determinado tipo de comportamentos.

Motivação Intrínseca

A motivação pode ser intrínseca, motivaçãoexplicada com base na satisfação das necessidades e relacionada com a auto-realização da pessoa

Motivação Extrínseca

Extrínseca, motivação orientada por uma recompensa esperada ou uma satisfação de carácter exterior, seja um louvor ou um prémio de produção, entre vários outros.

Teorias da Motivação

Actualmente existem quatro tipos de teorias sobre a motivação, a Teoria DasNecessidades, a Teoria da Equidade, a Teoria do Reforço e a Teoria das Expectativas.

Teoria das Necessidades

As teorias da motivação colocam o foco nas necessidades internas das pessoas e nos comportamentos que resultam do esforço para reduzir ou satisfazer essas necessidades explicando o processo da motivação através das necessidades internas que as pessoas possuem e nos comportamentos das mesmas queresultam do esforço para reduzir ou satisfazer essas mesmas necessidades.
Devido a isso, a teorias das necessidades, englobam cinco conceitos fulcrais que actuam como tónico da motivação pessoal. O primeiro conceito diz respeito a necessidade, que como o próprio nome indica refere-se ao estado de desequilíbrio provocado pela falta ou privação de algo. Outro conceito é o Impulso ou pulsão, que écaracterizada por um estado energético capaz de activar e direccionar o comportamento. O terceiro conceito diz respeito à resposta, que consiste na actividade desenvolvida e desencadeada pela pulsão ou pelo impulso, enquanto que o quarto conceito o objectivo, diz respeito à finalidade ou à meta que se procura atingir com a actividade. Por fim o último conceito refere-se a saciedade, que se refere àredução ou eliminação da pulsão ou do impulso.
A junção destes conceitos envolvidos na motivação permite uma melhor compreensão e clarificação acerca do comportamento motivacional que só por si só apresenta características próprias e de extrema importância como por exemplo ser orientado para um fim e persiste até que o indivíduo atinja o objectivo, ser activado e controlado por forças que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!