Motivação

Páginas: 5 (1106 palavras) Publicado: 27 de junho de 2011
MOTIVAÇÃO E TRABALHO

1Tânia Helena C. Viola

RESUMO

Este artigo discute o uso das teorias da motivação pelos administradores, mostrando que a motivação tem como base o fundamento de estimular os funcionários e integrantes de uma empresa. Amotivação é resultado de atitudes de uma administração de recursos humanos voltada para a satisfação e bem estar de seus funcionários, tomando por base as recompensas e benefícios oferecidos aos empregados, sejam monetários ou não monetários. A importância da motivação será abordada em conceitos e teorias, exemplificando como atuar e gerar a motivação dentro das organizações.

INTRODUÇÃO“O homem é um animal que tem necessidades, assim que uma delas é satisfeita logo surge outra em seu lugar. E esse processo não tem fim. É contínuo desde o nascimento até a morte do indivíduo.”

Quando as necessidades fisiológicas do individuo são satisfeitas, suas necessidades sociais tornam-se importantes motivadoras de seu comportamento para enquadrar-se, relacionar-se, serbenquisto por seus companheiros, dar e receber amizade e amor.

Hoje em dia os gestores tem conhecimento da existência dessas necessidades, cabendo a eles disciplinar a energia humana para as necessidades da empresa. Despertá-la, mantê-la e canalizá-la para os objetivos da organização tem sido preocupação constante dos administradores.

Para tudo que se faz, seja no trabalho, em casa,na escola é preciso de uma “força”, uma “energia” para realizar tarefas. Segundo Vergas (apud FIORELLI, 2004, p. 118) “motivação é uma força, uma energia que nos impulsiona na direção de alguma coisa que nasce de nossas necessidades interiores”. Quando isso acontece, as pessoas tornam-se mais produtivas, atuando com maior satisfação e produzindo efeitos multiplicadores. Despertá-la, mantê-la ecanalizá-la para os objetivos da organização tem sido preocupação constante dos administradores, criando condições para que as pessoas trabalhem motivadas.Não é fácil essa tarefa pois o comportamento humano é extremamente complexo, devido às diferenças individuais e devido ao fato de as pessoas mudarem continuamente.

Cabe aos administradores a responsabilidade de organizar os elementos deuma empresa produtiva: capital, matéria-prima, equipamento, pessoal tendo em vistas resultados econômicos.

Com relação ao pessoal consiste em dirigir e motivar os esforços dos trabalhadores, controlar seu modo de agir e modificar seu comportamento para que se ajuste ás necessidades da organização.

Dentro de uma organização para uma grande maioria a possibilidade de melhorremuneração constitui um forte incentivo, já outra fonte de satisfação para muitas pessoas é o desafio; superar metas ou outros departamentos pode ser um forte incentivo para muitas pessoas.

Abraham Maslow, psicólogo humanista, organizou as necessidades em uma pirâmide, colocando em sua base as necessidades mais primitivas e básicas. O autor descreve que as primeiras são necessidadesdeficitárias ou seja devem ser saciadas para evitar um estado indesejável, enquanto as necessidades dos níveis mais altos da pirâmide são necessidades de crescimento. Estas necessidades não buscam ser saciadas para se evitar algo indesejável, mas para se alcançar algo mais desejável.

[pic][pic]

As condições de trabalho, tais como ambiente aprazível, boas instalações, bom refeitório,preocupação com segurança, influem para tornar as pessoas mais produtivas. Um dos problemas básicos em qualquer organização é como induzir as pessoas a trabalhar. No mundo contemporâneo não é uma tarefa fácil, visto que a maioria das pessoas obtém pouca satisfação em seus empregos.

Nas grandes organizações, as pessoas devem trabalhar cumprindo ordens que podem não entender nem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Motivação
  • Motivação
  • Motivação
  • MOTIVAÇÃO
  • Motivação
  • Motivação
  • Motivação
  • Motivação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!