Motivação

Páginas: 5 (1089 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2012
3.Fundamentação Teórica de Motivação


Segundo Robbins (1999, p. 151), é o resultado da interação do indivíduo com a situação, podendo ser definida como “o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta”.
Idalberto Chiavenato (2005, p.242), defende que a "Motivação é a pressão interna surgida de umanecessidade, também interna, que excitando (via electroquímica) as estruturas nervosas, origina um estado energizador que impulsiona o organismo à atividade, iniciando, guiando e mantendo a conduta até que alguma meta (objetivo, incentivo) seja conseguida ou a resposta seja bloqueada."
De um modo geral são muitos os conceitos e ideias de motivação. Independente de qual o melhor conceitoou mas interessante ou não,a motivação tende a incluir um elemento de estimulação, ação e esforço, movimento e persistência, bem como a recompensa e é de extrema importância para o individuo e sua profissão.

De acordo com Robbins(1999),as diversas teorias de motivação são originadas da psicologia organizacional,tendo como foco principal a analise das relações de trabalho.3.1Teoria de Conteúdo

O modelo de Maslow sugere que as pessoas têm um conjunto de cinco categorias de necessidades que ele organizou por prioridade: fisiológicas, de segurança, sociais, estima e de realização pessoal. Quando um nível de necessidades for satisfeito, passa-se automaticamente ao próximo. Essa teoria diz que o individuo possui várias necessidades que podem ser divididas emcategorias hierarquizadas



Figura 1 – Pirâmide das necessidades, de Maslow

Fonte: qualidade.wikidot.com qualidade.wikidot.com qualidade.wikidot.com qualidade.wikidot.com


1. Necessidades de Segurança: estas se manifestam na procura de proteção ao meio (abrigo e vestuário) e na busca de um ambiente estável.


2. Necessidades Sociais: Incluem as necessidades departicipação, de dar e receber afeto, amizade e amor. Surgem após a satisfação das necessidades primárias e a sua não satisfação pode levar à falta de adaptação social e à auto-exclusão.


3. Necessidades de Autoestima: o indivíduo manifesta o desejo de ser reconhecido pela sua competência, isto é, ele procura a aceitação dos outros através da sua prática, da sua atuação. A satisfação danecessidade de estima desenvolve nas pessoas sentimentos de autoconfiança; a sua frustração gera sentimentos de inferioridade.


4. Necessidades de Auto-realização: surgem após a satisfação de todas as restantes necessidades, representando as necessidades humanas mais elevadas tais como a necessidade de conseguir o desenvolvimento pessoal através da utilização de todas as suas capacidades epotencialidades.


5. Necessidades Fisiológicas: estas podem ser a fome,o sono,desejo sexual etc. A satisfação destas necessidades domina o comportamento humano. As necessidades de segurança só surgem se estas forem satisfeitas.


3.1.2.A Teoria das três necessidades, de David McClelland (1961)



Segundo McClelland existem necessidades aprendidas e socialmente adquiridas com ainteração do ambiente, divididos em três categorias:


a) Necessidades de Realização: Desejo de alcançar algo difícil exige um padrão de sucesso, domínio de tarefas complexas e superação de outras (gostam de assumir responsabilidades; gostam de correr riscos, calculados; querem retorno concreto sobre seu desempenho; não são motivados por dinheiro em si).
b)Necessidades de Afiliação: Desejo deestabelecer relacionamento pessoais próximos, de evitar conflito e estabelecer fortes amizades; é uma necessidade social, de companheirismo e apoio, para desenvolvimento de relacionamentos significativos com pessoas (motivados por cargos que exigem interação frequente com colegas).
c)Necessidades de Poder: Desejo de influenciar ou controlar outros, ser responsável por outros e ter autoridade sobre...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Motivação
  • Motivação
  • Motivação
  • MOTIVAÇÃO
  • Motivação
  • Motivação
  • Motivação
  • Motivação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!