motivação

Páginas: 7 (1502 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013


ROGÉRIO GARCIA DOS REIS

















MOTIVAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM























São José dos Quatro Marcos- MT
2013

ROGÉRIO GARCIA DOS REIS












MOTIVAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM









Projeto de Intervenção submetido à faculdade de Quatro Marcos- FQM, pelo acadêmico Rogério Garcia dos Reis, paraobtenção de nota no estágio em Psicologia Escolar, 8º Semestre de Psicologia, sob a orientação e supervisão da Prof.ª Esp. Deuselina Damião da Silva Pessoa.
















São José dos Quatro Marcos- MT
2013
JUSTIFICATIVA


O Projeto de Intervenção faz parte do processo de realização do Estágio Escolar do curso de Psicologia da FQM – Faculdade de Quatro Marcos, sendo pautado nasrelações entre a Psicologia e a Educação. O Projeto de intervenção é voltado para a escola, mais propriamente para os alunos, e contextualizado no processo de palestra.

A intervenção será voltada para a motivação e responsabilidade do aluno no processo de ensino – aprendizagem; considerando que mesmo o aluno tendo professores ótimos e engajados no processo de ensinar, de compartilharconhecimentos, o aluno precisa querer o que o professor está oferecendo, precisa ter um motivo para desejar aprender.

“O comprometimento do estudante com sua aprendizagem está relacionado aos objetivos e inspirações que ele tem, desencadeando, assim, o sentimento de aquilíbrio entre o querer e o fazer” (Felicetti e Morosini, 2010).

E quando o aluno percebe que é também através de seus esforços queaprende, e percebe as informações recebidas como importantes, encontra maiores motivos para se aplicar, se empenhar na busca pelo aprender, ja que seu comprometimento melhora sua aprendizagem.


[...] é necessário um comprometimento crítico, dinâmico e responsável por parte do aluno com relação à sua aprendizagem, uma vez que o mercado de trabalho exige cada vez mais pessoas capazes de ciriar, alémde reproduzir, pessoas independentes que façam e não espere os outros fazerem. (Felicetti e Morosini, 2010)


Não só pelo mercado de trabalho como propõe as autoras, que os alunos devem comprometer-se, mas também pelo próprio ato de conhecer, de saber novidades, de desenvolver-se como pessoa e cidadão crítico

Tendo o interesse, o próprio aluno tende a se disciplinar para obter resultadospositivos para sua aprendizagem e crescimento intelectual; cada aluno possui seu próprio motivo para tanto, pois as necessidades que o leva a estudar diz respeito a diversas questões de sua vida – familiar, social, escolar, etc. – os modelos dos quais se serve, o que deseja conseguir para seu futuro, suas expectativas, os incentivos recebidos, etc.

Quanto à motivação, segundo Benachio, seria aforça que move o indivíduo a agir desta ou daquela forma, porque tem desejos específicos, preferencias e portanto, estímulos para atuar a esses desejos.

As necessidades fazem mover o sujeito, a privação de suas realizações podem alternar as reações, modificando o indivíduo.



Não são, portanto, fatores externos, como cormas e proibições, que inibem as pessoas a perseguirem seus objetivos ou,no caso do adolescente, a fazer ou deixar de fazer esta ou aquela atividade ou mesmo trocá-la por outra, ainda que não esteja na programação ou currículo; são as necessidades. (Benachio)


Seria interessante que o professor pudesse se voltar para as necessidades de seus alunos e assim oferta atividades relacionadas ao interesse do aluno dentro do processo de ensino-aprendizagem realizadas nãosó pelo professor, mas por todo o âmbito escolar.

A aprendizagem do aluno pode ser favorecida ou inibida por diversos fatores, como por exemplo, as condições físicas, psicológicas, ambientais e sociais; para favorecê-la, é necessário a motivação do aluno, seu interesse e responsabilidade, assim como boas condições ambientais, e ainda as condições que o educador cria para propiciar a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Motivação
  • Motivação
  • Motivação
  • MOTIVAÇÃO
  • Motivação
  • Motivação
  • Motivação
  • Motivação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!