Motivação

Páginas: 5 (1178 palavras) Publicado: 28 de maio de 2011
MOTIVAÇÃO

É de extrema importância que se analise o princípio de que todas as pessoas preferem se sentir importantes necessárias, úteis bem sucedidas, orgulhosas, respeitadas e não sem valor, desprezadas, anônimas, desrespeitadas e inúteis.
O trabalho satisfatório sem duvida alguma transforma a vida no momento em que ele oferece oportunidade para recompensas internas, é de tal importânciaspara o sucesso da organização.
Para todo administrador de empresa, pública ou privada, responsável deve se constantemente se perguntar: O que faz com que os indivíduos trabalhem para a empresa e que produzam os resultados esperados?
Como dirigente as respostas são as mais variadas ,algumas vezes desconcertantes,fundamentadas em um grande número de teorias.
De certa forma todas as teorias demotivação que são discutidas procuram responder a duas questões críticas:
O que faz com que as pessoas ingressem numa organização e nela permaneçam?
Em que condições os ocupantes de um determinado cargo se sentem propensos a produzir (investindo energia e esforço)no ritmo exigido pela organização.

ABORDAGEM CLÁSSICA

A abordagem clássica ainda é amplamente utilizada no mundo dos negócios.Sua premissa básica é a de que o dinheiro é o melhor dos motivadores.Ela traz em seu bojo um pressuposto que, segundo Chris Argyris,
A crítica que pode ser feita não é a de que o salário não seja um elemente motivador, mas sim que, se o adotamos como único motivador, possivelmente estaremos em maus lençóis.

Abraham Maslow e a teoria das necessidades humanas

Segundo ele o homem é motivadopor necessidades organizadas numa hierarquia de relativa prepotência, ou seja, uma ordem superior surge quando uma de ordem inferior for satisfeita.

Necessidades fisiológicas

Sempre que uma necessidade for satisfeita surge outra em seu lugar, é um processo sem fim. São organizados numa ordem de valores. São exemplos: fome, descanso, exercício, abrigo, amor, etc.
A necessidadesatisfeita não motiva comportamento.



Necessidades de segurança

São as necessidades que surgem quando as fisiológicas forem razoavelmente satisfeitas, são necessidades de proteção contra o perigo, a ameaça, a privação.
Não é preciso frisar que as necessidades de segurança podem ter grande importância na empresa, pois é claro que todo empregado industrial esta em relação de dependência.Ações administrativas arbitrarias, comportamentos que provoquem incerteza no empregado com respeito a sua permanência no emprego, ou que reflitam favoritismo ou discriminação, bem como política administrativa imprevisível, podem ser poderosos motivadores de necessidade de segurança nas relações de emprego em todos os níveis, do operario ao vice-presidente.

Necessidades sociais

Quando asnecessidades fisiológicas da homem estão satisfeitas e ele não esta mais temeroso a respeito da seu bem•estar físico, suas necessidades sociais tomam-se importante falar de motivação de seu comportamento; necessidades de participação, de associação, de aceitação por parte dos companheiras, de troca de amizade e afeto vêm a tona.
A administração sabe da existência dessas necessidades, mas,erroneamente, acha que elas representam certa ameaça à organização.

Necessidades do ego

Acima das necessidades sociais - aquelas que não motivam até que necessidades de nível mais baixo estejam razoavelmente satisfeitos - estão outras da maior importância paro a administração e para o próprio homem. São as necessidades do ego, as quais pertencem às duas classes:
Necessidades relacionados com oamor-próprio: autoconfiança, realização, competência, conhecimento, independência.
Necessidades relacionadas com a própria reputação: 'status', reconhecimento, aprovação, respeito.
A organização industrial típica oferece poucas oportunidades de satisfação dessas necessidades egoístas para os pessoas colocadas nos níveis mais baixos do hierarquia.

Necessidades de auto-realização

É a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Motivação
  • Motivação
  • Motivação
  • MOTIVAÇÃO
  • Motivação
  • Motivação
  • Motivação
  • Motivação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!