Motivação

Páginas: 13 (3108 palavras) Publicado: 6 de maio de 2011
FACULDADES INTEGRADAS TERESA MARTIN
FACULDADE RENASCENÇA
UNIESP
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

Planejamento Estratégico no Setor Público

SÃO PAULO, 2011

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

A implantação do planejamento estratégico em uma organização pública requer a compreensão de três conceitos fundamentais: eficiência, eficácia e efetividade. Pontuando essaafirmativa, assinala que toda organização deve ser analisada sob o escopo da eficácia e da eficiência, ao mesmo tempo: eficácia entendida como uma medida normativa do alcance dos resultados, enquanto que eficiência é contextualizada como uma medida normativa da utilização dos recursos nesse processo. Ou seja, “(...) a eficiência é uma relação entre custos e benefícios. Assim, a eficiência estávoltada para a melhor maneira pela qual as coisas devem ser feitas ou executadas (métodos), a fim de que os recursos sejam aplicados da forma mais racional possível).
Uma organização pode ser eficiente e não ser eficaz e vice-versa. O ideal é ser igualmente eficiente e eficaz.Uma empresa eficiente é aquela que consegue o seu volume de produção com o menor dispêndio possível de recursos.Portanto, ao menor custo por unidade produzida”. Por outro lado, “eficácia diz respeito a resultados, a produtos decorrentes de uma atividade qualquer. Trata-se da escolha da solução certa para determinado problema ou necessidade a eficácia depende não somente do acerto das decisões estratégicas e das ações tomadas no ambiente externo, mas também do nível de eficiência correlacionam estes dois conceitosà área pública, ao destacar que: Eficácia: basicamente, a preocupação maior que o conceito revela se relaciona simplesmente com o alcance dos objetivos desejados por determinada ação estatal, pouco se importando com os meios e mecanismos utilizados para atingir tais objetivos; Eficiência: aqui, mais importante que o simples alcance dos objetivos estabelecidos é deixar explícito como esses foramconseguidos. Existe claramente a preocupação com os mecanismos utilizados para obtenção do êxito da ação estatal, ou seja, é preciso buscar os meios mais econômicos e viáveis, utilizando a racionalidade econômica que busca maximizar os resultados e minimizar os custos, para fazer o melhor com menores custos, gastando com inteligência os recursos pagos pelo contribuinte .
Aeficácia significa o alcance de objetivos sociais desejáveis, tanto para o cliente quanto para a empresa, os quais possam justificar e assegurar a existência da organização. A eficácia é atingida quando se faz a coisa certa; quando a organização atende o que seus clientes desejam, sendo este um dos grandes desafios para os Administradores. De acordo com Freitas (1991), os administradores têm comodesafio conciliar a eficácia organizacional e a busca das pessoas por uma ação mais independente. Porém, a literatura especializada contemporânea achou por bem incorporar um terceiro conceito, mais complexo que eficiência e eficácia. Trata-se da efetividade, especialmente válida para a administração pública. A efetividade, na área pública, preocupa-se em identificar em que medida os resultados de umaação trazem benefício à população. Ela é mais abrangente que a eficácia, na medida em que esta indica se o objetivo foi atingido, enquanto a efetividade mostra se aquele objetivo trouxe melhorias para a população visada.
Ele ensina que efetividade é o mais complexo dos três conceitos. Sua preocupação central é averiguar a real necessidade e oportunidade de determinadas ações estatais,deixando claro que setores são beneficiados e em detrimento de que outros atores sociais. “Essa averiguação da necessidade e oportunidade deve ser a mais democrática, transparente e responsável possível, buscando sintonizar e sensibilizar a população para a implementação das políticas públicas.

Planejamento Tradicional

O planejamento estratégico tradicional, formado por objetivos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Motivação
  • Motivação
  • Motivação
  • MOTIVAÇÃO
  • Motivação
  • Motivação
  • Motivação
  • Motivação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!