Motivação

Páginas: 4 (783 palavras) Publicado: 29 de março de 2012
Motivação

As organizações são grupos de pessoas estruturados em torno de objetos comuns. No entanto, às vezes, os objetivos individuais são conflitantes com os objetivos organizacionais. Cabe aoadministrador a tarefa de compatibilizar os objetivos de ambos. Essa tarefa complexa é conhecida como motivação.

O Conceito de Motivação

No âmbito organizacional, a motivação pode ser definidacomo a predisposição individual parar exercer esforços que busquem o alcance de metas organizacionais, condicionada pela capacidade de esses esforços satisfazerem, simultaneamente, alguma necessidadeindividual.

Três elementos podem ser destacados nessa definição de motivação  esforço, metas organizacionais e necessidades.



Os indivíduos se esforçam como conseqüência do desconforto e datensão criados por uma necessidade não satisfeita.

Para a organização, a motivação dos trabalhadores no desempenho de suas funções deve ser consistente e compatível com a satisfação dasnecessidades individuais.

Visão Geral das Teorias de Motivação

As teorias organizacionais e administrativas sempre foram responsáveis pela introdução de várias concepções acerca da motivação.

A escolaclássica de administração (pressuposto homem econômico) é conhecida por introduzir a visão tradicional sobre a motivação, segundo a qual o administrador especifica os objetivos, divide as tarefas etreina os funcionários para realizar as tarefas, buscando motivá-los por meio de um sistema de incentivos, principalmente de ordem material (salário).

A escola de relações humanas (pressupostohomem social) foi responsável por introduzir o lado humano na administração e reconhecer a importância das necessidades sociais na motivação.

As teorias comportamentais (pressuposto homem complexo) vãoalém dos conceitos anteriores, considerando que o trabalhador é influenciado por incentivos econômicos, biológicos, sociais e psicológicos, difíceis de serem compreendidos com simples teorias...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Motivação
  • Motivação
  • Motivação
  • MOTIVAÇÃO
  • Motivação
  • Motivação
  • Motivação
  • Motivação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!