Motivação

Páginas: 6 (1289 palavras) Publicado: 15 de novembro de 2011
MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA nas Empresas

Simone da Silva Ramos

RESUMO

O presente Artigo trata do tema Motivação e Liderança, onde a motivação e liderança são resultados de atitudes de uma administração de recursos humanos voltada para a satisfação e bem estar de seus funcionários, tomando por base as recompensas e benefícios oferecidos aos empregados, seja recompensas ou benefícios monetáriosou não monetários. E o resultado deste artigo mostra a importância dos processos para a obtenção do sucesso.

Palavras-Chave: Motivação, Liderança e Sucesso

INTRODUÇÃO

A palavra motivação vem do Latin “motivus”, relativo a movimento, coisa móvel. Vemos que a palavra motivação, dada a origem, significa movimento. Quem motiva uma pessoa, isto é, quem lhe causa motivação, provoca nela um novoânimo, e ela começa a agir em busca de novos horizontes, de novas conquistas. Motivar alguém para o trabalho não é tarefa tão simples como se parece. Por muitos anos acreditou-se que a motivação estaria ligada ao valor numérico que o trabalhador recebe no seu contracheque no final do mês. Porém, não percebiam que era apenas um estímulo que funcionava para um determinado período e logo passava anão mais motivar.
Motivação vai muito além da questão monetária ou material. Ela tem a ver com cada indivíduo dentro da sua necessidade mais íntima, daí a razão de ser uma questão complexa para a gestão de pessoas. A liderança também passou a ser considerada como característica relevante, porém, atinge seu ponto máximo de valorização, pois está presente em praticamente todas as listas de qualidadesdesejáveis. Os líderes adquiriram essa importância porque as empresas estão se convencendo de que não é possível realizar mudanças planejadas sem que seus funcionários se comprometam e adotem posturas coerentes com o estabelecido e para isso é preciso que estejam motivados.

Motivação
Motivação envolve sentimentos de realização e de reconhecimento profissional, manifestados por meio deexercícios das tarefas e atividades que oferecem suficiente desafio e significado para o trabalho. É um processo que governa escolhas entre comportamentos; é uma espécie de força interna que surge, regula e sustenta todas as nossas ações mais importantes.
A motivação é um aspecto próprio às pessoas, pois ninguém pode motivar ninguém. A mesma passa a ser entendida como fenômeno comportamental único enatural e vem da importância que cada um dá ao seu trabalho, do significado que é atribuído a cada atividade desse trabalho e que cada pessoa busca o seu próprio referencial de auto-estima e auto identidade. (BERGAMINI, 1997)
Portanto, motivação é pessoal, mas pode ser influenciada por objetivos e interesses coletivos, fazendo com que as pessoas vão em busca de algo que possa satisfazer suasvontades e que contribua de alguma forma para a realização de seus desejos, fica difícil motivar pessoas, até porque o ser motivado supera limites, como se a pessoa estivesse sob efeito de algo superior, isso se dá quando a pessoa está centrada em seu objetivo maior levando a uma integração em busca de sua auto-realização.
Para Faria (1982 p. 101) “o homem é um animal permanentemente insatisfeito,lutando sempre para conseguir algo mais que julga imprescindível a sua satisfação”, e ainda assim sabemos que mesmo satisfazendo suas necessidades humanas básicas pessoais e as de status, logicamente não significa dizer está motivado, já que estes fatores é motivação para permanecer no mesmo nível de necessidades, pois este tem necessidade de perspectivas para torná-lo sempre capaz de encarar e vivernovos desafios, tais como mudanças no ambiente organizacional, novos empreendimentos, novas funções no setor de trabalho e outros procedimentos que contribuem para um novo impulso em relação às novas conquistas. As necessidades humanas são infinitas, pois sempre estará sentindo falta de algo, que será visto como necessidade para a sua realização. Os seres humanos estão a todo o momento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Motivação
  • Motivação
  • Motivação
  • MOTIVAÇÃO
  • Motivação
  • Motivação
  • Motivação
  • Motivação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!