Motivação e valorização profissional

Páginas: 13 (3046 palavras) Publicado: 6 de maio de 2011
MOTIVAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL:
Estudo de caso da Cooperativa de Crédito

LUCIETTO, Luciana Emília Faquini[1]

RESUMO

A motivação e a valorização profissional são fatores essenciais para o sucesso de qualquer organização, pois, segundo estudos realizados, funcionários que não estão motivados não garantem bons resultados para qualquer organização empresarial. Com base nesseenfoque, o presente artigo busca entender de que maneira a motivação influencia nas mudanças de comportamento dos agentes colaboradores da instituição em estudo. O que se pretende é aplicar este estudo em uma cooperativa de crédito, agência do Sicredi, unidade de Capitão Leônidas Marques (PR) para efetiva comprovação de resultados. Para isso, é necessário conhecer como funciona o processo motivacional evalorização profissional das cooperativas de crédito para compreender a importância do mesmo para o funcionamento de qualquer organização bancária.

Palavras-chave: Motivação. Organização. Resultados. Agência bancária.

1 INTRODUÇÃO

A sociedade cooperativa é uma organização de pessoas unidas pela solidariedade, orientada por objetivos econômicos e sociais, com gestão democrática eparticipativa (GAWLAK, 2005).
Dentre as cooperativas que estão tendo um bom desempenho e eficiência no país, destaca-se as cooperativas do Sicredi (Sistema de Crédito Cooperativo), que estão instaladas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Atualmente, esta cooperativa esta atuando em 15 municípios com unidades de atendimentos.O tema central deste estudo é a questão da motivação e valorização profissional na empresa, sendo aqui delimitada, a agência do Banco Sicredi da cidade de Capitão Leônidas Marques[3], estado do Paraná.
As cooperativas de crédito são formadas por pessoas denominadas associados. Toda pessoa física, em dia com a comunidade, ou seja, que não possua problemas financeiros com o Banco Central doBrasil, pode ser um associado Sicredi, observando sempre o estatuto social da Instituição.
Atualmente, as cooperativas de crédito estão desenvolvendo um trabalho eficaz, por meio de seus colaboradores, com isso, ganhando cada vez mais credibilidade de mercado e governo.
As organizações vêm passando nos últimos tempos, por grandes transformações em função de pressões que recebem tantodo contexto externo (economia, política, clientes) como do contexto interno (colaborador, demanda, motivação). Para Fischer (1992, apud DUTRA, 2002, p.45),

[...] as mudanças por que passam as organizações não estão limitadas a suas estruturas organizacionais, seus produtos ou seus mercados, mas afetam principalmente seus padrões comportamentais ou culturais e seus padrõespolíticos.

A valorização e a motivação profissional dentro das organizações ganhou papel importante para manter as empresas competitivas, atrair e reter talentos frente ao mercado constitui um ponto positivo, pois indivíduos satisfeitos em suas atribuições podem contribuir com maior intensidade na manutenção das atividades da empresa.
Geralmente nas instituições financeiras é exigido doprofissional um grau maior de qualificação e especialização, visando atender as necessidades das mesmas. Mas nem sempre são observadas as aptidões de cada colaborador para desempenhar determinadas atividades e a valorização dos mesmos dentro do ambiente de trabalho.
Sendo assim, surgiu o seguinte problema: Qual o critério adotado no ano vigente de 2010, pela Cooperativa de Crédito Sicredi,localizado na cidade de Capitão Leônidas Marques da região Oeste do Paraná, para valorização e motivação profissional de seus colaboradores?
Por meio deste trabalho, buscou-se demonstrar que a aplicação deste recurso, Motivação e Valorização Profissional, traz benefícios aos clientes e aos próprios colaboradores que por meio da harmonia, competência interpessoal e emocional superaram as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A motivação profissional
  • Motivação profissional
  • Motivação profissional
  • ETICA PROFISSIONAL NA VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL CONTÁBIL
  • Capital Humano e Valorização Profissional
  • A valorização do profissional contabeis
  • A RETENÇÃO DE TALENTOS COMO VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
  • Formação e valorização dos profissionais da educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!