Motivação e Trabalho "A Necessidade de Pertencimento"

Páginas: 8 (1813 palavras) Publicado: 6 de novembro de 2013
Motivação e Trabalho
A Necessidade de Pertencimento


O homem sempre viveu em grupos e não podemos imaginar a sua existência fora deles.
O sentimento de pertencimento ao grupo está totalmente vinculado à cultura, essa sim é que faz a construção de como nos apresentamos socialmente, como refletiremos e faremos a diferenciação entre o bem e o mal, de como refletiremos e faremos anossas escolhas. Essas escolhas que aparentemente são individuais necessariamente sofrem uma enorme influência cultural - do - grupo, e a moda é um exemplo clássico dessa influência.
O consumo faz com que um indivíduo seja inserido em um grupo; qual grupo?
O grupo que consome aquele tipo de bens ou serviços que acaba de comprar. Ao entrarmos no grupo inconscientemente nos sentimos satisfeitos,o que nos traz aquele momento da sociedade, mas essa satisfação é momentânea, dura muitas vezes até o momento que lançam um novo produto. Sem contato com o grupo social, o homem dificilmente pode desenvolver as características que chamamos de humanas, como por exemplo: organizar instituições, chorar e sentir pela morte de seus entes, humanização ocorre justamente na sociedade em que ele aprende aviver com outros homens e a se comportar como tal.

Ajudando a Sobrevivência
As sociedades primitivas apresentaram vários modelos de cooperação. A cooperação ao longo dos tempos demonstra ser essencial para a evolução do ser humano, uma vez que algumas tarefas são tão intensas que é impossível executá-las isoladamente; outras exigem habilidades específicas que determinado indivíduo nãopossui, porém o outro tem em excesso. Além disso, os membros de um grupo cooperativo se auxiliam e instruem o outro, somando experiências e enriquecendo todos de forma igualitária.
Pode-se afirmar que as pessoas necessitam de redes humanas para a resolução de problemas complexos. Desde a antiguidade até o momento atual, a história mostra que a cooperação se faz presente em todas as sociedades.Além das necessidades inerentes ao viver em sociedade, há que se lembrar que a companhia do outro provoca intensa satisfação social.

Querendo Pertencer
As pessoas sentem a necessidade de fazer parte de algo maior, por isso buscam os agrupamentos coletivos, sejam eles igrejas, sociedades de bairros, sociedades científicas outras instituições de igual importância. Essa incompletude faz comque as pessoas sejam dependentes umas das outras. Macedo (2002) afirma que é necessário adaptar-se, regular as necessidades de sobrevivência ao que está fora da própria pessoa. Ainda segundo Macedo, citando Piaget, é a inteligência que permite efetuar trocas vitais; é ela que possibilita os mecanismos de assimilação e acomodação para que as interações possam ser efetuadas e para que a vida, em suaexpressão biológica, cultural e psicológica, continue sendo.

Atuando para Aumentar a Aceitação Social
Quando nos sentimos aceitos pelo nosso grupo, pelas pessoas com quem nos relacionamos temos nossa auto estima elevada, portanto para evitarmos a rejeição nos adaptamos aos padrões gerais do ambiente de convívio, as necessidades humanas somente  podem ser realizadas por meio deoutras pessoas, ou seja, por meio da sociedade.
A própria necessidade de pertencer e filiação mostra em si a necessidade de uma comunidade, família, amigos, de interdependência . O ser humano possui capacidades e potencialidades intrínsecas de forma embrionária; a cultura é absolutamente necessária para a realização desses potenciais psicológicos que definem o homem, a sociedadepode estimular ou impedir o crescimento,  já que é por seu intermédio que são satisfeitas as necessidades básicas, condição imprescindível para auto- realização do homem, o meio (sociedade) deve permitir ou auxiliar o homem a realizar suas potencialidades, não as do meio (sociedade).
Para o teórico, as condições sociais indispensáveis para a satisfação das necessidades humanas são:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Necessidades e motivação do indivíduo no ambiente de trabalho
  • Motivação e necessidades humanas
  • Motivação
  • Trabalho de necessidade
  • MOTIVAÇÃO NO TRABALHO
  • Motivação no Trabalho
  • Pim motivacao-versus-necessidade-um-estudo-dos
  • Motivação no trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!