Motivação e sua relação com a produtividade organizacional

Páginas: 9 (2119 palavras) Publicado: 7 de maio de 2013
[pic]








MOTIVAÇÃO E SUA RELAÇÃO COM A PRODUTIVIDADE ORGANIZACIONAL















VITÓRIA

2012










MOTIVAÇÃO E SUA RELAÇÃO COM A PRODUTIVIDADE ORGANIZACIONAL










Projeto de pesquisa científica apresentado ao professor (a) Leonardo Cassa, da disciplina de Projeto Integrador I como requisito deavaliação da Faculdade Estácio de Sá do Espírito Santo.









Vitória

2012

SUMÁRIO



1. INTRODUÇÃO 04

1.1 PROBLEMA 05

1.2 OBJETIVOS 06
1.2.1 Geral 06
1.2.2 Específico 06

1.3 JUSTIFICATIVA 07

1.4 METODOLOGIA 08

REFERÊNCIAS: 10

ANEXOS 11





1. INTRODUÇÃO

As organizações enfrentam atualmente diversas mudançasrelacionadas ao mercado de trabalho, vivemos uma realidade preocupante onde o temor pelo desemprego acompanha aqueles que estão inseridos em uma organização, seja pela falta de estímulo ou pelo ritmo intenso de trabalho, como cita Sônia Maria (2000).

As organizações necessitam de funcionários satisfeitos e dispostos a trabalhar em prol de seu bom desenvolvimento. Nos dias de hoje, com o surgimento denovas empresas e de novas tecnologias, estimular a motivação e o comprometimento do colaborador com o trabalho é uma boa forma de a organização manter-se competitiva e com altos níveis de produtividade.

Vergara (2009, p.42) aponta que a motivação é uma maneira de provocar a satisfação e o comprometimento, uma força que nos leva a executar uma determinada atividade e é influenciada pelocomportamento do colaborador, pelo clima organizacional e pelas condições de trabalho oferecidas pela empresa. A motivação faz com que o colaborador busque atingir não somente seus próprios objetivos, mas também os objetivos da organização provocando assim a melhora no desempenho organizacional.

Chiavenato (2005, p. 241-242) por sua vez diz que:

Motivar pessoas a atingirelevados padrões de desempenho organizacional é hoje uma questão de sobrevivência das organizações em um mundo de negócios altamente mutável e competitivo. Diz ainda que motivar as pessoas é um dos maiores desafios das organizações, fazê-las decididas, confiantes e comprometidas intimamente a alcançar os objetivos propostos; energizá-las e estimulá-las o suficiente para que sejam bem-sucedidas por meiodo seu trabalho.

A motivação é um meio eficaz de fazer com que os colaboradores sintam-se parte importante da organização, fazê-los sentir que o sucesso da organização depende do seu trabalho e de sua colaboração a fim de atingir os níveis de produtividade propostos pela empresa.

Stevenson (1999) diz que a união dos colaboradores junto à gerência é uma forma de melhorar o desempenho daorganização, realizar um trabalho conjunto onde o colaborador seja beneficiado por meio de recompensas e incentivos e a empresa, pelo resultado do trabalho executado.

Um estudo realizado pela Regus – Fornecedora global de soluções para o trabalho (2012) constatou que:

Práticas flexíveis de trabalho aumentam a produtividade. Ao proporcionarem melhores condições de saúde emotivação ao funcionário, as práticas flexíveis de trabalho também desempenham papel importante como ferramenta de retenção de talentos, indica a pesquisa.  “Todo o pessoal fica mais satisfeito no trabalho, se torna mais fiel à empresa e menos propenso a aceitar propostas de outras organizações”, observa Guilherme Ribeiro, diretor geral da Regus no Brasil.





Em vista disto a empresa escolhida paradesenvolvimento desse trabalho acadêmico é uma distribuidora localizada no Município de Serra, região metropolitana de Vitória, no Espírito Santo a qual designaremos Delta, pois não foi autorizada divulgação do nome da empresa, responsável pela distribuição de produtos alimentícios, de limpeza e higiene na mesma região.

A empresa conta com 150 profissionais e foi escolhida mediante a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relacao entre Clma Organizacional e Motivacao
  • A relação entre motivação dos colaboradores e o clima organizacional da etec de olímpia
  • Motivação e produtividade
  • A relação entre a motivação e
  • MOTIVAÇÃO PARA QUALIDADE E PRODUTIVIDADE
  • A influência da motivação na produtividade no trabalho
  • Motivação organizacional
  • A INFLUÊNCIA DA MOTIVAÇÃO NA PRODUTIVIDADE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!