Motivação e orientação vocacional

Páginas: 37 (9064 palavras) Publicado: 2 de novembro de 2011
Introdução

Embora seja conhecido que o estudo da motivação humana tem procedência na Antiguidade, inserida na Administração, este passa a existir, efetivamente, a partir da Escola de Relações Humanas, sendo esta a primeira a dar enfoque no que diz respeito à satisfação do funcionário, estudando suas questões afetivas e pessoais, pesquisando e analisando, com caráter metódico, os aspectoshumanos dentro das organizações (Chiavenato, 2003).

O estudo sobre a motivação trata-se de ir à busca do entendimento das razões e motivos que influenciam e são propulsores do desempenho das pessoas. Sendo este dependente da motivação, a compreensão dos mecanismos motivacionais é extremamente importante para quem atua na área organizacional.

É manifesto que atualmente, o clienteprocura produtos onde se faz presente a qualidade. Dessa forma, as empresas passaram a investir, não somente na qualidade final de seu produto, mas também, na valorização e motivação de seus funcionários, a fim de alcançar um alto desempenho, possibilitando assim as características finais almejadas.

Quando pensamos em qualidade, podemos estabelecer meios através dos quais mostramos aofuncionário o quanto a empresa se dedica ao mesmo e o quanto faz para vê-lo se desenvolver na organização. Tratando-se de um público jovem, nada mais prazeroso e que lhes traga diversas oportunidades e conhecimento do que a orientação vocacional. A mesma que, por outro lado, também trará possibilidades a empresa.

No início deste trabalho nos aprofundamos no conceito de motivação buscandotrazer uma visão de diversos autores sobre o assunto. Também foram comentadas algumas teorias motivacionais, as consideradas mais relevantes.

No Capítulo II abordamos algumas políticas e sistemas de recompensa, programas de reconhecimento e o papel da remuneração. Neste capítulo também comentaremos sobre a importância da satisfação no trabalho.

E, finalizando, no último capítulo,estaremos apresentando uma situação que envolve o clima de uma empresa multinacional, refletindo sobre o conceito de “trabalho” e sobre uma proposta de orientação vocacional voltada para o público de jovens funcionários da empresa citada.

Como objetivo, buscamos neste trabalho a reflexão da importância da satisfação dos colaboradores para o sucesso de uma empresa. Afinal, estes são o gáspara toda a operação funcionar de forma adequada e mais lucrativa. Muitas empresas ainda acreditam que pagamento de salário é o necessário para um bom desempenho. Este trabalho vem mostrar o quanto equivocado é este tipo de pensamento.

1 – Motivação – Conceitos e Teorias

Tentando Compreender

Segundo Bergamini (1997), a palavra motivação procede originalmente do termolatino movere, que significa mover. Essa origem da palavra conclui a noção de atividade ou ação que é a fundamental tônica dessa função característica da vida psíquica. Assim, os motivos incitam as pessoas a procederem de determinada maneira, ou também originam tendências a comportamentos específicos.

Deste modo, a motivação consiste em estimular o entusiasmo do indivíduo para a realização dedeterminada tarefa. Vergara (2005), afirma ser uma força que leva as pessoas a atuarem em determinada direção, ou seja, em prol do alcance de objetivos. A mesma autora (2005) conceitua motivação:

“[...] não é um produto acabado; antes, um processo que se configura a cada momento, no fluxo permanente da vida. Tem caráter de continuidade, o que significa dizer que sempreteremos à nossa frente algo a motivar-nos. [...] motivação é uma força, uma energia que nos impulsiona na direção de alguma coisa”. (2005, p.15).

Já para Felippe (2008), motivação é “estar envolvido, interessado, inteiro no que se faz, assim como sentir-se desafiado”. Em contrapartida, Antonio Cury afirma ser “... a principal diferença na utilização dos recursos técnicos das teorias de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Orientação vocacional
  • Orientação vocacional
  • Orientação Vocacional
  • Orientação vocacional
  • Orientacao vocacional
  • Orientação vocacional
  • Orientação vocacional
  • orientaçao vocacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!