Motivação e liderança

Páginas: 23 (5634 palavras) Publicado: 16 de outubro de 2011
Introdução

Nossos atos se traduzem geralmente em quatro tipos de comportamentos:

Os conhecimentos por nós e por qualquer um que nos observa. Este comportamento varia grandemente conforme nossa estimativa do que é correto em um ambiente específico e com diferentes grupos de pessoas. Limita-se àquilo de que nossos parentes e amigos estão cônscios e ao que nós consideramos óbvios, tais comonossas características, nossa maneira de falar, nossa atitude geral, algumas de nossas habilidades, etc.

Outras características de comportamento são facilmente percebidos pêlos outros, mas das quais, geralmente, não estamos cientes. É o que nossos amigos sabem de nós, mas que não nos dizem e que ao iniciarmos nossa participação num grupo, comunicamos a todos os tipos de informações das quais nãoestamos cientes, mas que são observadas pelas outras pessoas do grupo. No rol dessas informações encontram-se nossa maneira de agir, nosso estilo de relacionamento, e outros.

Detemos também informações sobre nós mesmos que não comunicamos aos outros, mantemo-las ocultas. O fazemos porque temos medo que se o grupo vier, a saber, dos nossos sentimentos, percepções opiniões a respeito do grupo oudos seus integrantes, ou de nós mesmos, o grupo poderá rejeitar-nos, atacar-nos, ou atingir-nos de alguma forma. Em conseqüência disto, não revelamos tais informações. Muitas vezes, uma das razões possíveis pelas quais guardamos o segredo é que não encontramos elementos de apoio no grupo a que pertencemos. Temos a suposição que revelando nossos sentimentos, pensamentos e reações, os integrantes dogrupo poderão julgar-nos negativamente. Entretanto, não temos condições de saber como os membros reagirão realmente, a menos que testemos tal suposição e revelemos algo sobre nós. Ou seja, se não assumirmos alguns riscos, jamais saberemos sobre a realidade e irrealidade de nossas suposições. Finalmente surgem os fatores da personalidade, dos quais não estamos conscientes e que as pessoas queestão relacionadas conosco também desconhecem.

O melhor conhecimento de si próprio pode ser conseguido se:

1. Identificarmos e resolvermos os conflitos que temos dentro de nós e que impedem a nossa maneira de agir;
2. Observarmos como o nosso comportamento influi nos outros (alegria, tristeza, raiva, etc.);
3. Reconhecermos as defesas que utilizamos para repelir ameaças imaginárias oureais;
4. Evitarmos a tendência à frustração;
5. Flexibilidade de comportamento.

Somente a partir do auto-conhecimento é que se pode tentar compreender o outro em seus atos e decisões. Se eu possuo barreiras e defesas, conflitos internos que limitam o meu relacionamento, logo, o outro também possui.

Passamos a conhecer melhor as pessoas quando:

A) Observamos o seu comportamento;B) Oportunizarmos a exposição dos seus pensamentos, sentimentos e ações;

C) Eliminando as idéias pré-concebidas e ações esteriotipadas.

Devemos interpretar as pessoas pelo que elas são e não pelo o que desejaríamos que fossem.

Liderança

O tema liderança é muito amplo e abrange áreas diversas, dos quais podemos citar dois, o pessoal e o profissional.

Pessoalmente, tratamos aquestão como sendo uma virtude em nosso caráter, porque o tema é forte e ao mesmo tempo traz incurtido em si, valores bastante positivos. Se visualizarmos um líder, teremos a visão de uma pessoa que possui algumas características, tais como: confiança, solidez, sensatez, sobriedade, ético, inspirador, potencializador e etc.

Dentro das organizações, a historia não é diferente no tocante às qualidadespessoas dos líderes. A estrutura de uma organização exige que se adote, grupos, seções ou departamentos ou qualquer divisão que distribua as tarefas dos mais variados tipos, a serem executadas por diversas pessoas em suas respectivas categorias de cargo.

Estes "funcionários" compõem, cada um, uma peça de engrenagem para funcionamento total da organização a que se deparam com os mais variados...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Motivação e Liderança
  • Motivação e liderança
  • Liderança e motivação
  • Liderança e motivaçao
  • Liderança e motivação
  • LIderança e Motivação
  • Motivação e Liderança
  • motivação e liderança

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!