Motivação e estimulo

Páginas: 3 (724 palavras) Publicado: 17 de maio de 2012
ESTRATÉGIA

Diferenças sutis separam os programas de motivação das efêmeras campanhas de estímulo

Estimulado, nem sempre motivado
THIENE BARRETO
Prêmios, aumento de salário, viagens e atédistribuição de sorvete. Vale tudo para deixar o funcionário motivado. Ou seria estimulado? São várias as teorias de endomarketing; no entanto, o gestor deve ficar atento para não confundir estímulo commotivação que, diferente do primeiro, perdura a médio e longo prazos.
Segundo o dicionário Aurélio, estimular é sinônimo de encorajar, animar. Já motivar é equivalente a despertar o interesse, oentusiasmo. Por mais que muita gente confunda, consultores de Recursos Humanos são unânimes em afirmar que, mesmo tênues, as diferenças entre os dois termos existem e são fundamentais quando o assunto éprodutividade e bem-estar dos funcionários.
- A motivação é intrínseca ao indivíduo. Quando o empresário distribui brindes e gratificações não está motivando seus profissionais, mas estimulando-os. Nahora, todos são tomados pela euforia. Mas isso logo passa - defende Antônio Andrade, professor de Gestão da Ibmec Business School.
Seguindo a concepção do consultor, estímulo seria a palavra maiscorreta para definir a iniciativa de Luís Fernando Felli, diretor de marketing e vendas da FMC Químicas. Na semana em que o dólar teve uma das maiores altas, o executivo decidiu usar a criatividade paracongelar a moeda americana, pelo menos na cabeça dos funcionários. Felli distribuiu sorvete a todos do escritório.
Segundo o diretor de marketing e vendas, a intenção foi despertar uma energiapositiva, para ver se assim o dólar parava de subir, e, também, mostrar que todos devem manter a cabeça fria e a tranqüilidade para superar os desafios. A estratégia, garante, funcionou, já que o climaficou mais descontraído e os ânimos, redobrados.
O perigo de estímulos do tipo, analisa Antônio Andrade, do Ibmec, é que os funcionários podem acabar se acostumando ao benefício, empenhando-se apenas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Motivação e estimulo
  • Clima organizacional e motivação ao estimulo
  • Motivação: porque estímulos semelhantes causam efeitos diferentes?
  • ESTIMULO
  • Os estímulos
  • estímulos
  • Estimulos
  • Generalização de Estimulo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!