Motivação e comprometimento organizacional

Páginas: 15 (3657 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2012
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCAS APLICADAS E EDUCAÇÃO
FACULDADE DE BACHARELADO EM HOTELARIA




COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
MOTIVAÇÃO E COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL






PROFESSOR: SAULO EMANNUEL

ALUNOS: ANA KARENINE
JAILSON DEMORAES
LEANDRO FIGUEIREDO
PAULO VICTOR



MAMANGUAPE – 2012
RESUMO
O presente artigo irá verificar, através de um estudo de caso, qual o grau de satisfação em relação à motivação separando-os em dois grupos baseados na Teoria dos dois fatores de Herzberg, além de analisar da mesma forma o comprometimento organizacional dos funcionários, baseado na TeoriaTridimensional de Meyer e Allen.
A pesquisa identificou que os funcionários têm satisfação em seu trabalho e os relacionamentos internos também estão em um nível agradável. Vimos que o comprometimento afetivo é o mais alto em relação aos outros dois, e isto é muito bom para o desenvolvimento do trabalhador e consequentemente para empresa. Os benefícios extrínsecos foi o único alerta obtido emrelação a não realização das necessidades dos funcionários.

Palavras-chave: Motivação, Comprometimento Organizacional, Teorias de Conteúdo, Teorias de Processo, Herzberg.

INTRODUÇÃO
Este trabalho analisa a motivação e o comprometimento dos funcionários do Atlântico Praia Hotel, esta é feita de acordo com as Teorias Motivacionais, que são separadas por dois grandes grupos: 1) Teorias deConteúdo; 2) Teorias do Processo. Mas o foco desta pesquisa será na Teoria dos dois Fatores de Frederick Herzberg, que foca as Necessidades Higiênicas e as Necessidades Motivacionais.
A base da análise do comprometimento é a Teoria Tridimensional de Meyer e Allen, que difere os compromissos psicológicos como: afetivo, instrumental e normativo.
O Atlântico praia Hotel está situado na Av. AlmiranteTamandaré, 440 – Praia de Tambaú em João Pessoa/PB. Com um quadro de quarenta funcionários contando com os gerentes, com uma estrutura de oitenta e quatro apartamentos.
O objetivo é identificar algumas atitudes, comportamentos e até a política da empresa que venham a atingir negativamente a motivação e o comprometimento dos funcionários do hotel. Herzberg na Teoria dos dois fatores cita queestas necessidades devem ser analisadas de formas independentes e os seus efeitos são distintos e a identificação destas facilitará a percepção das necessidades insatisfeitas dos funcionários.


REFERENCIAL TEÓRICO
CONCEITO DE MOTIVAÇÃO
Segundo Antonio Carlos Gil (2011), A motivação pode ser entendida como o principal combustível que estimula as pessoas a agir. Sabe-se que tem sempre origem emuma necessidade não realizada. Assim, cada indivíduo dispõe de motivações próprias por necessidades distintas, estas não pode ser criada por outra pessoa.
O estudo da motivação se refere nas razões pelas quais as pessoas se comportam de certo modo. Em termos gerais, pode ser definida como o direcionamento e a persistência da ação (Reginaldo Oliveira da Silva, 2005).
Reginaldo Oliveira aindadefine motivação como: “alguma força direcionada dentro dos indivíduos, pela qual eles tentam alcançar uma meta, a fim de preencher uma necessidade ou expectativa”.
No estudo da motivação T.R. Mitchell, identificou quatro características específicas que serve de base para a definição de motivação. São estas:
• Fenômeno Individual: Cada pessoa tem suas necessidades próprias.
• Intencional: Asinfluencias pela motivação são vistos como escolhas de ação.
• Multifacetada: 1) estímulo, mantendo as pessoas ativas; 2) escolha do comportamento, força para adotar um comportamento desejado.
• Predizer Comportamento: Refere-se à ação e as forças internas e externas que influenciam o comportamento do indivíduo

TEORIAS DO CONTEÚDO
1.1- TEORIA DA HIERARQUIA DAS NECESSIDADES-MASLOW
Ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Motivação e comprometimento organizacional: um estudo na V2 Net
  • Comprometimento Organizacional
  • Comprometimento Organizacional
  • COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL
  • Comprometimento organizacional
  • Comprometimento organizacional
  • Comprometimento organizacional
  • Cultura organizacional e comprometimento organizacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!