Motivação e clima organizacional

Páginas: 44 (10888 palavras) Publicado: 20 de abril de 2013
1. INTRODUÇÃO
A motivação constitui um importante campo do conhecimento da natureza humana e da explicação do comportamento humano.Para compreender-se o comportamento das pessoas torna-se necessário conhecer sua motivação.é difícil definir exatamente o conceito de motivação, uma vez que tem sido utilizado com diferentes sentidos. De modo geral, motivo é tudo aquilo que impulsiona a pessoa aagir de determinada forma ou, que da origem a um comportamento especifico. A verdadeira motivação só é efetivamente conseguida, quando os colaboradores conseguem realizar suas necessidades e seus objetivos de vida, dentro e através da própria empresa. A motivação só e possível em ambientes em que confiança e a lealdade estejam no centro das relações da empresa. Ondeprevaleça a ética e o respeito mútuo entre as pessoas. Onde haja esforço contínuo para compatibilizar objetivos pessoais com os objetivos empresariais. A motivação plena só é atingível na medida em que não existam medos de qualquer natureza na organização.
Este é um aspecto extremamente importante em tempos de mudanças aceleradas, tempos em que inúmeras ameaças afloram. Isto exige da altaadministração esforço consciente e intenso para que decisões de "sobrevivência" não destruam o ambiente e as relações entre a empresa e os colaboradores. Caso contrário, compromete-se irremediavelmente o potencial de contribuição das pessoas, principal patrimônio das empresas em tempos de desafios, novas tecnologias e competição. Não se constrói nada duradouro sem a integraçãoda inteligência e das motivações, sem a contribuição criativa e solidária das pessoas.
O conceito de motivação – no nível individual- conduz ao de clima organizacional - no nível da organização.
O Clima Organizacional de uma organização refere-se ao ambiente interno existente entre os membros da mesma, está diretamente ligado com o grau de motivação de seus participantes. Com base nessaafirmação, pode-se dizer que o ambiente de trabalho depende de seu Clima Organizacional.
Para Chiavenato (2004, p 102), Clima Organizacional é o sentimento transmitido pelo local físico, como os participantes interagem, como as pessoas tratam os outros, clientes e fornecedores, etc. Como decorrência do conceito de motivação em nível individual, surge o conceito de clima organizacional em nível daorganização.
Após uma análise de dados na unidade escolar E.E.F. Professor Balbino Martins, através de um trabalho in loco, pode-se verificar que os funcionários estão motivados e efetuam sua função com prazer. E é com base nesses dados que o presente estudo se faz necessário para diagnosticar, avaliar e propor melhorias
2. JUSTIFICATIVA
Diante da necessidade e importância do clima organizacionale da motivação dos funcionários dentro do ambiente de trabalho, pode-se dizer que são dois elementos de mais valor dentro do mesmo.
Um ambiente de trabalho harmonioso e com um ótimo clima organizacional é conseqüência de motivação, de colaboradores e funcionários motivados, que sentem prazer na função que exercem bem como na relação com seus colegas. Identificar os fatores motivacionais e desatisfação no trabalho, está intimamente ligado à busca da qualidade, fator esse imprescindível para o desenvolvimento e desempenho das organizações.
Desta forma dando importância vital à satisfação no trabalho e tudo àquilo que os colaboradores representam para as organizações e empresas, este estudo visa aprofundar conhecimentos sobre a participação, identificando o clima organizacional com umavisão mais ampla das estratégias que levam a motivar os recursos humanos, ao mesmo tempo em que satisfazem a empresa e o individuo.
A observação é um processo que além de favorecer a visualização dos conflitos existentes na estrutura de trabalho da empresa, também auxilia na conceitualização da empresa por alguém que vem de fora, ou seja, um participe não diretamente ativo na empresa, o que em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Motivação
  • Clima organizacional e motivação ao estimulo
  • A relação entre motivação dos colaboradores e o clima organizacional da etec de olímpia
  • CLIMA ORGANIZACIONAL
  • A Influência do clima organizacional na motivação ou desmotivação dos colaboradores
  • Clima social da organização, motivação e aprendizagem organizacional
  • Análise do Clima Organizacional da Cooperativa Cultural Universitária da UFRN (Foco na Motivação)
  • CLIMA ORGANIZACIONAL E A INFLUÊNCIA NA MOTIVAÇÃO DO COLABORADOR: UM ESTUDO DE CASO de uma organização...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!