Motivação - teorias x e y

Páginas: 4 (994 palavras) Publicado: 27 de maio de 2012
Motivação
Atualmente a motivação tem sido tema de diversas palestras, seminários e até mesmo congressos. Os especialistas da área de RH e psicólogos tentam descobri a receita para manter osfuncionários motivados e produtivos no trabalho, isto porque a cada dia se confirma a ideia de que o bom desempenho esta ligado ao fator motivacional. Por este motivo é fundamental para o profissional deadministração tomar conhecimento sobre o assunto e sobre as teorias que elucidam critérios importantes a serem considerados na lida com as pessoas.


Teorias antigas sobre a motivação
Durante a décadade 1950 foram desenvolvidos conceitos sobre motivação que deram origem a três teorias. São elas: A hierarquia das necessidades as teorias X e Y e a teoria de dois fatores.
Estas teorias serviram debase para as teorias mais modernas e atualmente alguns executivos ainda as utilizam para enteder a motivação de seus funcionários.

A teoria da hierarquia de necessidades, criada por Abraham Maslow ésem dúvida a mais conhecida. O autor acredita que cada ser humano possui dentro de si uma hierarquia de cinco necessidades, sendo elas: Fisiológicas, de Segurança, Sociais, de Estima, e deAutorealização. Estas necessidades são dispostas em um esquema de pirâmide onde são indicadas no nível baixo as necessidades fisiológicas e de segurança e no nível mais alto as necessidades sociais, de altoestima e de auto realização, respectivamente. Apesar de ser amplamente reconhecida, a teoria de Maslow, as pesquisas não validaram a teoria e não ficou provado que a disposição das necessidades seriamde acordo com a ordem indicada na pirâmide.
Após Maslow, Douglas MCGregor tomou como base a teoria e propôs duas visões distinatas do ser humano: uma basicamente negativa, chamada de Teoria X, e outrapositiva, chamada de Teoria Y.
A Teoria X pressupõe que as necessidades de nível baixo dominam os indivíduos, de forma que o individuo se propõe ao trabalho somente para atender suas necessidades...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria x e Teoria y
  • A teoria x e Teoria y
  • A teoria x e a teoria y
  • Teoria x e teoria y
  • TEORIA X E TEORIA Y
  • Teoria X e teoria Y
  • Teoria x e y
  • Resumo teoria x e y

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!