MOTIVAÇÃO – TEORIAS, TENDÊNCIAS E SUA APLICABILIDADE NO CENTRO DE SERVIÇOS COMPARTILHADOS DA IBM BRASIL

Páginas: 23 (5621 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
Comportamento Organizacional

MOTIVAÇÃO – TEORIAS, TENDÊNCIAS E SUA APLICABILIDADE NO CENTRO DE SERVIÇOS COMPARTILHADOS DA IBM BRASIL



















ÍNDICE

1. INTRODUÇÃO 3
2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 3
2.1 CONCEITO DE MOTIVAÇÃO 3
2.2 TEORIAS SOBRE MOTIVAÇÃO 4
2.2.1. TEORIA DA HIERARQUIA DAS NECESSIDADES 5
2.2.2. MOTIVAÇÃO – UMPROCESSO CÍCLICO 6
2.2.3. TEORIA DOS DOIS FATORES DE HERZBERG 7
2.2.4. MOTIVAÇÃO INTRÍNSECA X EXTRÍNSECA 7
2.2.5. FATORES MOTIVACIONAIS X PROGRAMAS
DE MELHORIAS 8
2.3 OUTRAS ABORDAGENS SOBRE O TEMA 9
3. A EMPRESA 10
3.1 DESCRIÇÃO DA EMPRESA 10
3.2 O CONTEXTO DE CENTROS DE SERVIÇOS
COMPARTILHADOS 11
3.3 CENTROSDE EXCELÊNCIA DA IBM BRASIL 12
3.4 PESQUISA REALIZADA 13
3.4.1. METODOLOGIA 13
3.4.2. CONTEÚDO DAS ENTREVISTAS 14
4. ANÁLISE DOS DADOS 17
5. ACHADOS 19
6. CONLUSÃO 19
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 21
APÊNDICE A : Roteiro da Entrevista 22
1 INTRODUÇÃO

Com o aumento da competitividadeentre as empresas, elas necessitam buscar novos meios para reduzir seus custos, sem reduzir a qualidade de seus produtos ou serviços. Para isso, a solução encontrada por algumas empresas é a transformação em suas estruturas organizacionais (downsizing, outsourcing etc.). A utilização do Centro Serviços Compartilhados (CSC), que será o foco deste trabalho, é uma estratégia de redução de custosda IBM no Brasil.
O Centro de Serviço Compartilhado pode ser definido como a centralização de serviços de backoffice, associados às áreas financeira, de recursos humanos e de serviços no segmento de Tecnologia da Informação.
O conceito surgiu no final dos anos 80 e ainda é recente no Brasil, e muitas empresas ainda estão em etapas de implantação e ou possuem centros com pouco tempo deoperação. Por isso, pouco fala-se de suas desvantagens no médio e longo prazo.
Este estudo tem por objetivo avaliar a motivação dos empregados em um Centro de Serviço Compartilhado. A estratégia utilizada pela empresa analisada é hoje muito utilizada pelas empresas para redução de custos operacionais e aumento da eficiência.

2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

2.1 Conceito de Motivação

Robbins (2003) definemotivação como: “Processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta”. Em seu conceito, intensidade se refere ao esforço feito na direção dos objetivos da empresa; e persistência como o tempo em que a pessoa mantém o esforço para alcançar esses objetivos. Segundo o autor, os objetivos são atingidos quando os indivíduosestão motivados.
Nelson e Quick (2003) definem motivação como o processo de despertar e sustentar o comportamento para atingir os objetivos.

2.2 Teorias sobre Motivação

Motivação é um dos termos mais pesquisados e complexos da área de comportamento organizacional. Por esse motivo existem várias teorias desenvolvidas sobre o tema, e cada uma delas consegue explicar uma parte única dasvariações do comportamento humano.
A Motivação pode ser vista como uma ferramenta prática para influenciar o comportamento do indivíduo dentro e fora das organizações, e não somente um conceito científico que ajuda a entender o homem na sua constituição individual. Mas é certo que ainda não foi encontrada uma completa definição comportamental de motivação e que o comportamento do homem no tocante acarências e desejos ainda necessita de objetividade na observação, sendo essas informações tradicionalmente subjetivas.
A mudança na motivação é causada pela situação: seu nível varia tanto entre os indivíduos como dentro de cada indivíduo dependendo da situação. Motivação é o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Csc
  • Centro de Serviço Compartilhado
  • Centro de Serviços Compartilhados
  • Centro de serviços compartilhados no clima organizacional
  • Compartilhamento de custos e suas implicações tributárias em um centro de serviços compartilhados
  • Csc estudo sobre centro de serviços compartilhados
  • Centro de serviços compartilhados: um estudo de caso sobre a implantação de serviços compartilhados nos...
  • Serviços Compartilhados

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!