Motivação organizacional

Páginas: 7 (1640 palavras) Publicado: 16 de maio de 2012
FACULDADE DE CIENCIAS GERENCIAS – FCG
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS














MOTIVAÇÃO ORGANIZACIONAL: COMO MANTÊ-LA?


VICTOR BARBOSA DOMINGOS
LUCIANA RUANO
VITOR AUGUSTO CIPRO










Jundiaí
2009






MOTIVAÇÃO ORGANIZACIONAL: COMO MANTÊ-LA?










PROFESSOR ALESSANDRO CÉSAR BIGHETO










Jundiaí
2009Sumário


1. tema e àrea de pesquisa 4
2. pergunta 5
3. objetivos 6
4. justificativas 7
5. metodologia de pesquisa 12
bibliografia 13





tema e àrea de pesquisa

O projeto para o Trabalho de Conclusão de Curso será baseado no tema “Motivação Organizacional”, com um maior foco na área de Psicologia Organizacional.pergunta

“Como manter a motivação dos colaboradores dentro das organizações do século XXI?”

objetivos

O trabalho consiste não apenas em mostrar como motivar, mas sim apontar meios de manter a motivação dentro das organizações nos tempos atuais. O cenário econômico mudou radicalmente desde o final de 2008 e, mesmo com sinais de melhora em alguns países e setores, analistaseconômicos indicam que não há previsão de estabilidade a curto ou médio prazo. A motivação tornou-se então indispensável e necessária, não só no âmbito profissional, mas também no pessoal, para que haja todas as condições psicológicas para uma canalização dos esforços na criação e desenvolvimento em direção ao sucesso.

justificativas

Segundo Martani[1] (2006), motivação é o que nosmove para levantar-nos todas as manhãs. Significa não nos determos aos obstáculos e conseguirmos lidar com nossos limites e sentimentos, como medos, competências, fadiga e insegurança. É através da motivação que chegamos aos resultados, as metas e objetivos, driblando as dificuldades do dia-a-dia. E essas dificuldades e necessidades, aliada a motivação é que impulsionaram os grandes pesquisadores,pensadores e personalidades a transformarem simples mortais em verdadeiros gênios.
Martani (2006, p.1) conclui que, “Logo não podemos pensar no homem sem pensar na senhora de todo o movimento humano: a MOTIVAÇÃO.”.
Como já é de conhecimento, todos possuem um comportamento distinto e reagem individualmente e de forma própria para cada situação. Em um grupo de pessoas presas em umelevador, entre um andar e outro, por exemplo, é possível notar uma reação distinta para cada um.
Segundo Bergamini (2005, p.17), “Se não é difícil notar os diferentes comportamentos entre as pessoas, também não é tão simples descobrir as suas reais causas.”, ou seja, os comportamentos, mesmo com características tão notórias, são de difícil explicação. Essas reações logo despertaram o interessedos estudiosos e estes determinaram que são inúmeros os aspectos que determinam tais diferenças. Experiências de vida, classe social e diferentes habitats são os responsáveis pelas infinitas variações de tipos e estilos de personalidade.
Ainda segundo a autora, a complexidade no estudo da psicologia[2] humana consiste na metodologia em que se realizam os estudos: devem ser direcionadasindividualmente e nunca em modelos pré-estabelecidos, como nas ciências exatas.
No inicio dos estudos sobre o comportamento humano, a maioria dos pesquisadores utilizam-se de métodos matemáticos dedutivos e hipotéticos, onde procedia a uma rigorosa dedução a partir de hipóteses e observações.
Para BERGAMINI (2005, p.19),


A relação causa e efeito não é tão rigorosaquanto se poderia superficialmente imaginar. Um mesmo estímulo não provoca respostas comportamentais iguais em diferentes pessoas; por outro lado, o mesmo sintoma, como o é o alcoolismo, se estudado em duas pessoas diferentes, provavelmente evidenciará duas historias bem diferentes, ou, mais simplesmente, apontará causas diferentes.




Devido a complexidade a cerca do assunto,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Motivação organizacional
  • Motivação organizacional
  • Motivação organizacional
  • Motivação organizacional
  • Motivação organizacional
  • A motivação organizacional
  • Motivação organizacional
  • motivação organizacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!