Motivação no trabalho

Páginas: 30 (7281 palavras) Publicado: 1 de junho de 2013
INTRODUÇÃO

O sucesso de uma organização pode ser avaliado pelo ambiente de trabalho que é oferecido pelo empregador aos seus funcionários.

Entretanto, não é assim o tempo todo. Segundo Dutra (2002) há momentos de conflitos, momentos nos quais os trabalhadores ficam irritados sem condições de externar as frustrações e há momentos emque apresentam resistência às mudanças, de maneira a aumentar as tensões no trabalho ocasionando prejuízos ao desenvolvimento das organizações.

Visivelmente percebe-se o quanto o mercado tem evoluído em busca de uma administração moderna e criativa, mas no que se refere à qualidade de vida do trabalhador no trabalho e fora dele, precisa evoluir muito. Actualmente as organizações estão voltadas paraum ambiente competitivo e turbulento. O mundo empresarial já está consciente da necessidade da qualidade de vida e da necessidade de criar melhores condições para o bem estar dos funcionários, considerando que o profissional produz mais e melhor, quando se sente feliz e motivado.

Nota-se que cada vez mais as empresas devem aumentar sua preocupação em trabalhar com o público interno, ouvindosugestões, fazendo com que seus colaboradores participem de parte das decisões, desenvolvendo o nível de satisfação em fazer parte da empresa.

Treinamento, motivação e participação constituirão o grande diferencial de competitividade para a empresa. Sendo assim, este estudo procurou falar sobre o tema motivação afim de que se possa apontar os factores que ocasionam a motivação dos funcionários daescola comparticipada Josswana, localizada no bairro Panguila, sector 8, comuna do Dande, província do Bengo.

Nota-se que a motivação é um estado que impulsiona a pessoa a assumir determinados tipos de comportamentos como direcção, intensidade e persistência ao longo do tempo e o desafio maior será dispor de indivíduos para gerênciar de forma mais afectiva as questões pessoais e profissionaisao mesmo tempo, equilibrando as necessidades de ambas as partes.

CAPÍTULO I: PROBLEMA

1.1 Formulação do problema

Problema é uma questão que envolve intrinsecamente uma dificuldade teórica ou pratica para a qual se deve encontrar uma solução (CERVO e BERVIAN, 2006, p. 75).

Uma organização precisa de numerosos recursos para que funcione, entre os quais o recurso humano é indispensável. Todos osdemais recursos são inoperantes sem a presença do capital humano, logo não há organização sem homens. Portanto as pessoas devem estar totalmente envolvidas e interessadas no trabalho e para isso as organizações precisam assegurar-lhes condições para que as pessoas satisfaçam suas necessidades e anseios próprios.

Todas as organizações são constituídas por pessoas e por recursos não humanos (comorecursos físicos e materiais, financeiros, tecnológicos, mercado lógicos, etc.). A vida das pessoas dependem intimamente das organizações e essas dependem da actividade e do trabalho daquelas (CHIAVENATO, 2003, p. 2). É evidente a preocupação nas organizações do aproveitamento máximo das capacidades do seu capital intelectual. É preciso fazer com que o colaborador trabalhe com eficiência esatisfação, com o máximo de produção e o mínimo de desperdícios. Para isso deve-se oferecer condições, motivos que o impulsionem em suas tarefas.
Devido às mudanças ocorridas nas organizações e com a nova perspectiva económica advinda com a industrialização e a tecnologia, fez com que as empresas se preocupassem mais com o comportamento das pessoas dentro das organizações.

Segundo Chiavenato (1999,p. 139) A motivação, é um dos temas mais estudados e debatidos na prática organizacional, é a acção ou efeito de motivar, é a geração de causas, motivos, sentidos ou razões para que uma pessoa seja mais feliz e efectiva em suas relações.

Dentro deste contexto surge a necessidade de se saber o comportamento dos indivíduos dentro da organização a fim de conhecer os motivos e factores que fazem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Motivação no Trabalho
  • Motivação no trabalho
  • Motivação no trabalho
  • Motivacao no trabalho
  • Motivação no trabalho
  • Motivação no trabalho
  • motivação no trabalho
  • Motivação no trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!