Motivação no Setor Público

Páginas: 22 (5472 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
Motivação no Setor Público: Estudo de Caso ARTESP

RESUMO

Este trabalho tem o intuito de desenvolver um projeto motivacional para organizações públicas, em particular, na ARTESP (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo). O objetivo é trazer o que já é usado no setor privado e adaptar para o setor público; expor as barreiras e dificuldades queexistem para a implantação, visto o modelo ultrapassado usado hoje no setor público; e apresentar um plano motivacional atual e compatível para o setor público. A metodologia utilizada inclui pesquisa bibliográfica e o estudo de caso no âmbito da ARTESP. O resultado será uma proposta de reformulação do modelo de gestão de pessoas aplicável para organizações públicas.

PALAVRAS – CHAVES: Motivaçãono Setor Público. Clima Organizacional




















INTRODUÇÃO

As tomadas de decisões e responsabilidades, antigamente privilégio ou obrigações de poucos, são atualmente delegadas entre todos para o alcance de um objetivo comum. Esse quadro é justificado pela competitividade global que vemos hoje em dia, onde centavos fazem diferença. O mercado globalizado tornouos clientes mais exigentes e conscientes. Surge então à necessidade de aperfeiçoar os recursos disponíveis, para isso é indispensável que seus colaboradores estejam satisfeitos e motivados para essa batalha.

O sonho de qualquer dirigente, seria a invenção de um botão que ao ser apertado, deixasse todos seus colaboradores motivados e produtivos, mas visto a impossibilidade de tal invençãoadministradores e teóricos estudam a décadas fatores que influenciam a motivação. Dentre as teorias mais conhecidas estão as Teorias das necessidades de Maslow e a Teoria dos Dois Fatores de Herzberg que serão abordadas posteriormente.

No passado a motivação não era considerada um fator importante para a eficiência do empregado, o chamado taylorismo considerava o ambiente físico como um fatorimprescindível para o desempenho do trabalhador. O foco, portanto ficava nas condições fabris, como a higiene e a iluminação das fabricas. O fator ambiente somado com a remuneração variável e o desenvolvimento e treinamento do trabalhador tentavam minimizar a luta de classes no trabalho. (RAGO, MOREIRA, 2003)

“atualmente, a grande preocupação de gerentes e supervisores reside no diagnostico adequadodas reais motivações daqueles com quem trabalham.” (BERGAMINI, 1979)

A globalização tornou essencial que os funcionários estejam realmente motivados, como forma de obter a maior eficiência possível

“o desempenho de cada trabalhador é conseqüência da sua competência, ou seja, da sua capacitação para o trabalho que realiza, assim como da motivação que possui para realizar um trabalho.” (LUZ,2003, p. 41).

Portanto mesmo o trabalhador tendo competência ele necessita de motivação para produzir mais e melhor em qualquer tipo de organização, mais o que é essa motivação que influencia tanto na produtividade do trabalhador, como estimular-la. Definir motivação não é nada fácil, originada do latim movere, mover, sugere algo como o motivo para ação, o impulso para um propósito definido(RODRIGUES, JOHANN, CUNHA 2006, p.92).

Motivação é a pressão interna surgida de uma necessidade também interna, que excitando (via eletroquímica) as estruturas nervosas, origina um estado energizador que impulsiona o organismo à atividade, iniciando, guiando e mantendo a conduta até que alguma meta (objetivo, incentivo) seja conseguida ou a resposta será bloqueada (SOTO, 2002, p. 118).

Asorganizações públicas não possuem pessoal e estrutura para suportar a demanda em crescimento, o processo de recrutamento é dificílimo, visto que a necessidade de concursos é lei para o setor público, salvo algumas exceções.

A motivação e capacitação desses funcionários são essenciais para a manutenção de um serviço produtivo e de qualidade, porem a ausência de uma meta é um problema no setor...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Motivação no setor público
  • Liderança e motivação no setor público
  • Projeto de pesquisa motivação no setor publico
  • Lider e motivação: revisãoeaplicação no setor publico
  • setor publico
  • setor publico
  • Setor Público
  • Setor publico e setor externo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!