Motivação: ferramenta relevante para diminuir a rotatividade de funcionario

Páginas: 23 (5679 palavras) Publicado: 13 de maio de 2011
[pic]

agradecimentos

A DEUS, POR TER ME CONCEDIDO, ATRAVÉS DE SUA BONDADE INFINITA, O POTENCIAL DE CONCRETIZAR MAIS UMA CONQUISTA EM MINHA VIDA.
Ao meu tutor de sala, amigos e colegas que sempre contribuíram e auxiliaram em todos os momentos.
A meu Orientador Leandro Dal Sochio que esteve sempre disposto e paciente nas orientações.
Aminha amiga Kátia de Paula Avelino pelo apoio e contribuição em todos os momentos.
Aos demais amigos de curso pelos bons momentos que passamos juntos.

PRADO, Edineia Meurer. Fatores Motivacionais relevante para a permanencia do funcionário na empresa Aliança Materiais para Construção de Guarantã do Norte/MT. 2011.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)- Sistemade Ensino Presencial Conectado, Universidade do Norte do Paraná, Londrina, 2011.

RESUMO

NO MUNDO COMPETITIVO EM QUE VIVENDO, A BUSCA POR PROFISSIONAL QUALIFICADO E COMPROMETIDO COM A EMPRESA ESTA CADA MAIS ACIRRADA. È GRANDE O DESAFIO PARA MANTER UM PROFISSIONAL SOMENTE COM A INFLUENCIA SALÁRIAL. O DIFERENCIAL ESTÁ EM BUSCAR SEMPRE MOTIVAR SEUS FUNCIONÁRIO ATENDENDO SUAS NECESSIDADES COMO UMTODO.
Ter um profissional motivado requer das empresas que elas ofereçam um ambiente agradável e motivem sempre seus funcionários a dar o melhor de si buscando o crescimento da empresa.
São inúmeros os fatores que influenciam essa motivação dentro de uma empresa. O que se pretende descobrir com o presente trabalho é identificar esses fatores que levam os funcionarios a permanecer na empresaAliança Materiais para Construção.

Palavra – chave: Motivação, Comprometimento, Permanência.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 14
2 JUSTIFICATIVA 15
3 PROBLEMA DE PESQUISA 17
4 OBJETIVOS 18
4.1 OBJETIVO GERAL 18
4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 18
5 REFERENCIAL TEÓRICO 19
6 METODOLOGIA 25
6.1 LIMITAÇÕES DO ESTUDO 25
6.2 TÉCNICAS, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE DADOS. 25
7 DESENVOLVIMENTO 26
7.1Caracterização da empresa. 26
7.2 ANALISES DOS DADOS 28
8 APRESENTAÇÃO DOS DADOS EM GRAFICOS 30
9 APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS 44
10 CONSIDERAÇÕES FINAIS 45
APÊNDICES 48
APÊNDICE I – Instrumento de Pesquisa Utilizado na Coleta de Dados 49
INTRODUÇÃO

No dia a dia são grandes os desafios das empresas tanto no ambiente interno quanto no externo. As organizações estão mais atentas epreocupadas com a motivação de seus colaboradores. Certamente porque diante das constantes mudanças tecnológicas e da necessidade de atualização dos conhecimentos, as pessoas têm sido consideradas o seu maior ativo, o capital intelectual. È por meio de conhecimentos, habilidades e atitudes que as empresas têm atingido vantagem competitiva, para gerar a competência necessária para que se mantenha aqualidade e a motivação em um ambiente onde a concorrência está cada vez mais acirrada. Colaboradores motivados trabalham felizes e apresentam melhores resultados financeiros, pois a motivação tem relação direta com o desempenho.
Para tanto o presente trabalho volta sua atenção para a motivação nas organizações, como o intuito de saber até que ponto os fatores relevantes da motivaçãocontribuem significativamente para que o profissional permaneça por longo período em uma determinada empresa, levando em conta o turnover ou a alta rotatividade de funcionários nas empresas em geral.
A motivação em ambientes organizacionais guarda uma relação histórica com as melhorias no mundo do trabalho e com a progressiva consideração pelo fator humano nas organizações.Estagiar na empresa Aliança Materiais para Construção possibilitará uma melhor compreensão desta realidade vivenciada pelos colaboradores e quais fatores que influenciam em sua motivação e permanência na empresa.

JUSTIFICATIVA

No Brasil, os graves problemas educacionais que o país enfrenta como índices de analfabetismo, afetam muito a qualidade da força de trabalho...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Rotatividade de funcionarios
  • motivação e rotatividade
  • RELAÇÃO ENTRE MOTIVAÇÃO E OS ÍNDICES DE ROTATIVIDADE E ABSENTEÍSMO DE FUNCIONÁRIOS EM DETERMINADO GRUPO DE PESSOAS
  • motivacao a funcionarios
  • Motivacao dos funcionarios
  • motivação funcionarios
  • MOTIVAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS
  • Rotatividade de funcionários nas redes de supermercados

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!