Motivação caminho para o sucesso

Páginas: 14 (3283 palavras) Publicado: 4 de outubro de 2011
INTRODUÇÃO

O turismo cultural é aquele realizado em regiões (bairros, cidades, países) que oferecem locais com informações culturais. Geralmente, este tipo de turismo ocorre em cidades históricas ou locais com monumentos arquitetônicos com grande representatividade cultural.
O Turismo Cultural é hoje uma realidade para muitos municípios que buscam desenvolver-se de forma sustentável eagregar mais valor a sua cidade. Ao valorizar as manifestações culturais, folclóricas, artesanais e a arquitetura da cidade o Turismo Cultural melhora a auto-estima da população local. Mas, para tornar-se realmente atrativo aos visitantes o Turismo Cultural deve envolver a comunidade em torno deste objetivo, não só pela possibilidade do desenvolvimento da economia local com a entrada de divisas, masprincipalmente visando o aproveitamento do Turismo Cultural como propulsor do espírito comunitário e da melhoria na qualidade de vida da população.
A chave para esta premissa está em estabelecer um planejamento com definição de objetivos, conteúdos, gestão e formas de promoção, buscando-se integrar a comunidade aos circuitos do Turismo Cultural aproveitando a História local que em outras palavrasé o resultado da ação do homem em seu meio, gerando o que denominamos de patrimônio.Obviamente a exploração do potencial turístico deve sempre levar em conta que o aproveitamento deve se dar de forma saudável conciliado com a questão da preservação e manutenção de suas referências patrimoniais.
Tem-se que ressaltar também a importância que o tema Turismo tem despertado nos meios acadêmicos com aquestão de validação de estudos e a mobilidade profissional que os países do Cone Sul, pela sua proximidade espacial, cultural e econômica, estão exigindo.
Além disso, as cidades brasileiras são jovens e possuem um acervo de bens absolutamente originais das diversas culturas nascidas dos sucessivos períodos de ocupação e colonização do território brasileiro. Momentos estes permeados de paisagensdeslumbrantes.
A obra arquitetônica que se resultou a partir daí ainda permanece em nossas cidades e requer uma postura mais comprometida do poder público com a memória de suas populações.
O que ocorre na maior parte dos casos, quando se trata da restauração de prédios antigos é que a maioria das preservações legais nos municípios incidiu sobre bens de uso público: a antiga moradia do padre, aescola paroquial, a praça, já que isto não resulta em reclamações de ninguém. O restante destas construções históricas são da população humilde, sem recursos para investir em reformas e, apesar de estarem ligados emocionalmente com o patrimônio não tem condições para distinguir sua importância enquanto tal. Portanto, são estas populações os primeiros a serem mobilizados, com apoio na afetividade,para valorizar o patrimônio em questão.
Convém destacar que alguns destes municípios que hoje ainda possuem um acervo patrimonial significativo são os núcleos urbanos que apresentaram a partir da segunda metade do século XX uma estagnação econômica, entre eles citamos São Vendelino, nosso estudo de caso. Com a emancipação política o município tem alcançado nos últimos anos um crescimentovertiginoso, de 1994 a 2004 cresceu 582%, o quarto maior crescimento do Estado do Rio Grande do Sul. É justamente nestes casos que o patrimônio material corre mais risco.
Este é apenas um caso de outras centenas que poderiam ser citadas. O crescimento econômico vem acompanhado de um reordenamento urbano, com novas áreas de ocupação em vista de migrações internas e da vinda de novos moradores de áreasmenos produtivas.

Turismo Cultural

“Turismo Cultural compreende as atividades turísticas relacionadas à vivência do conjunto de elementos significativos do patrimônio histórico e cultural e dos eventos culturais, valorizando e promovendo os bens materiais e imateriais da cultura”. (Marcos Conceituais – MTur)
Para ANDRADE (op.cit., 71), “o turismo cultural pode ser definido como aquele tipo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Motivacao o caminho para o sucesso
  • Motivação e Sucesso
  • All trilhando caminho do sucesso
  • GESTÃO COMPARTILHADA UM CAMINHO DE SUCESSO
  • Planejamento estratégico é o caminho para o sucesso
  • Motivação
  • Motivação: uma ferramenta para o sucesso das organizações
  • A importancia da motivaçao para o sucesso de equipe

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!