Moticavao

3722 palavras 15 páginas
-FATORES QUE INFLUENCIAM NA MOTIVAÇÃO

Segundo Robbins (2002, p. 145) “a motivação é o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta”. Entende-se, portanto que a motivação é uma força interna que se transforma dependendo do momento, durante toda a sua existência, e desta maneira os seus objetivos ganham força, desta forma quando se afirma que a motivação, a motivação é algo interior significa que está dentro de cada pessoa, e por este motivo somente a própria pessoa tem a capacidade de realizar essa façanha de motivar-se.

As organizações se utilizam de diversos métodos de motivação com a finalidade de somar a eficiência e eficácia de seus colaboradores. Isto acontece porque nas organizações a motivação tem relação diretamente proporcional com a produtividade e o lucro discrepando totalmente da real conceituação e compreensão dos estudiosos neste campo de estudo.

A administração em sua funcionalidade não consegue realmente descentralizar a motivação do colaborador, do dinheiro, isso acontece porque estas raízes estão profundamente fundamentadas na administração científica de Taylor, desvirtuando o que realmente é motivação.

Os colaboradores estão na maior parte de seu tempo nas organizações, direcionando os seus esforços para as organizações. Portanto, fundamentamos nos seguintes fatores4 que interferem nos mecanismos da motivação que são:

1. Salários; 2. Auto-estima e reconhecimento; 3. Relacionamento entre os colaboradores; 4. Promoções, treinamentos e capacitações; 5. Benefícios; 6. Segurança; 7. Condições de estrutura física e ferramentas nos locais de trabalho

Bergamini (1997, p.189) explica que “o trabalho desenvolvido pelas diferentes pessoas tem sentidos diferentes para cada uma delas e esse sentido parece ligado ao conjunto de suas necessidades motivacionais.” Entende-se que existem diversas formas de chegar ao mesmo resultado, isso vai depender da

Relacionados