Mostre como a inibição das células receptoras varia com a distribuição da luz pela retina.

Páginas: 10 (2267 palavras) Publicado: 1 de junho de 2013
QUESTÕES PARA ESTUDO

CAPITULO 6.



1º A) Que é inibição lateral?
É quando os omatidios vizinhos se suprimem mutuamente, ou seja, a presença da luz em um omatidio diminui a atividade de reação á luz nos receptores próximos. Ou seja, quando dois omatidios estão próximos e são iluminados ao mesmo tempo cada um descarrega menos impulso, o que não aconteceria se não estivessem tão próximos.B) Discuta como ela melhora a percepção de contraste e de detecção de contornos na visão humana com base na atividade do olho do limulus.

O sistema visual do olho do limulus leva a compreensão das interações neurais com relação à percepção de contornos, esclarecendo que a nível ganglionar quando as células neurais disparam ocorre uma grande interação lateral. Assim pela inibição lateral ascélulas da retina humana afetam a atividade umas das outras, interferindo, com isso, a percepção de bordas e limites.

C) Mostre como a inibição das células receptoras varia com a distribuição da luz pela retina.

Na retina ocorrem interconexões ganglionares e as células neurais existentes nessa região são afetadas tanto pela iluminação que recebe quanto pela estimulação de fotorreceptoresvizinhos. Quanto maior a iluminação, mais forte o efeito inibidor.

2º A) Que é uma banda de Mach?

É a região ilusória que demonstra brilho aumentado e reduzido. Sendo exemplos de processos que ocorrem nas regiões de maiores alterações da luminância, fazendo com que o contraste físico que já existe na borda ou na margem fique mais acentuado.

B) Relacione as percepções das bandas de Mach áinibição lateral das células ganglionares retinianas.

Na percepção das bandas de Mach ocorrem mudanças bruscas na iluminação, havendo limite em uma área mal iluminada e uma área brilhante refletidas no olho – nos limites e margens de padrões luminosos levando a percepção das bordas e formas.

Na inibição lateral também ocorrem resultados referentes ao brilho onde a partir da estimulação dosreceptores retiníamos interagindo reciprocamente levando a melhorar a percepção de bordas e margens que são integrantes na percepção de contornos e formas.





3º A) Explique a percepção de manchas cinzentas na grade de Hermann.

Essa percepção decorre devido o resultado da luminância de regiões diferentes reagindo entre si. Levando a suposição que as manchas cinzentas resultam da atividade nonível das células ganglionares retinianas com organização de campo receptivo antagônico centro- periférico. Ou seja, a luminosidade do cruzamento se enfraquece com relação á luminosidade das regiões vizinhas.

B) Mostre o papel dos campos receptivos centro-periféricos antagônicos na produção de regiões inibidoras.

Mostrar a nível das células ganglionares retinianas, o resultado da luminância deregiões diferentes interagindo entre si. Resultando no recebimento da mesma iluminação dentro do centro excitado e na periferia inibidora; daí, todas as células em volta da região de fixação produzem a mesma resposta, não importando que sejam, ou não, estimuladas pelo cruzamento.

C) Mostre também o efeito do tamanho da grade na produção de manchas cinzentas.

Quando olhamos diretamentepara um cruzamento estimulamos os campos receptivos de células cujos centros e periferias são tão pequenos que ambos incidem dentro da região. Trazendo como resultado o efeito de que o cruzamento não parece mais escuro do que qualquer região adjacente e não aparecem quaisquer manchas cinzentas. Isso implica que, se os cruzamentos da grade se tornassem suficientemente pequenos, as manchas cinzentasseriam vistas em todos eles, independentemente do ponto de fixação.

4º A) Que é contraste de luminosidade?

É outra forma de interação espacial, em que as regiões contrastantes são adjacentes. Nesse caso, a luminosidade de uma pequena área fechada pode ser modificada pela intensidade da área de fundo mais amplo em que se encontra.

B) Explique por que o fundo de uma região afeta a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Células cônicas da retina.
  • Captação da luz, estrutura da retina e campos visuais
  • Introdução células tronco embrionárias, estudo a luz do direito
  • Distribuição de tempos de residência da polpa em células mecânicas de flotação
  • Retina
  • retina
  • Referencial teórico
  • 3. Faça um programa que receba várias idades, calcule e mostre a média das idades digitadas. Finalize digitando idade...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!