mosfeti

339 palavras 2 páginas
MOSFET

MOSFET





MOSFET


INTRODUÇÃO:

Metal-oxide Semiconductor Field-effect Transistor (transistor de efeito de campo de semicondutor de óxido metálico), é um dispositivo semicondutor de efeito de campo em circuitos digitais ou analógicos. São usados em vários circuitos para conversão de voltagens. Um MOSFET tem quatro terminais de semicondutores, chamados de fonte (source), comporta (gate), dreno (drain) e corpo. A fonte e dreno estão localizados no corpo do transistor, enquanto o gate está acima desses três terminais, posicionado entre a fonte e o dreno. O gate é separado dos outros terminais por uma fina camada de isolamento.

MOSFET


APLICAÇÃO:

O MOSFET é utilizado em equipamentos e circuitos para amplificar o sinal (ou tensão) enviado pela fonte principal para gerar voltagem para alimentar determinados circuitos. Na placa mãe, por exemplo, tem o objetivo de gerar tensão para a CPU, chipset, memória, etc, proveniente da fonte de alimentação. MOSFET são utilizados geralmente em pares. Se houver 6 MOSFETS em torno do socket da CPU, então há 3 fases de alimentação. Nos auto-falantes, resulta na potência do som produzido e influência na qualidade do áudio produzido.

MOSFET


CLASSIFICAÇÃO:

Existem 2 tipos:
Canal N

Canal P

MOSFET


CANAL N

CANAL P

Um MOSFET é composto de um canal de material semicondutor (silício) de tipo N ou de tipo P e é chamado respectivamente de NMOSFET ou PMOSFET. Ao contrário dos transistores bipolares que são basicamente dispositivos acionados por corrente, MOSFETs são dispositivos controlados por tensão de alimentação.
Quando uma tensão é aplicada entre os terminais comporta (gate) e fonte (source), o campo elétrico gerado penetra através do óxido e cria uma espécie de “canal invertido” no canal original abaixo dele. O canal invertido é do mesmo tipo P ou tipo N, como o da fonte ou do dreno, assim, ele cria um condutor através do qual a corrente elétrica

Relacionados