Morte

Páginas: 2 (393 palavras) Publicado: 30 de maio de 2012
Colégio Estadual Dr. Luis Edson de Gouveia
Aluno- Jefferson Batista Lima
Professor- Tertuliano
Série- 1º ano do ensino médio
Turno- Vespertino

Morte

A morte é o fenômeno natural que mais se temdiscutido tanto em religião, ciência, opiniões diversas. O Homem, desde o princípio dos tempos, tem a caracterizado com misticismo, magia, mistério, segredo. Para os céticos, a morte compreende o cessarda consciência, exatamente quando o cérebro deixa de executar suas funcionalidades.
 A morte é considerada um aspecto que fascina e, ao mesmo tempo, aterroriza a Humanidade. A morte e os supostoseventos que a sucedem são, historicamente, fonte de inspiração para doutrinas filosóficas e religiosas, bem como uma inesgotável fonte de temores, angústias e ansiedades para os seres humanos.
Existemprofissionais e entidades empenhadas em estudá-la de forma científica, usando uma metodologia essencialmente psicológica
É a angústia gerada ao entrar em contato com a fatalidade da morte, que faz comque o ser humano mobilize-se a vencê-la, acionando para este fim, diversos mecanismos de defesa, expressos através de fantasias inconscientes sobre a morte. Muito comum é a fantasia de existir vidaapós a morte; de existir um mundo paradisíaco, regado pelo princípio do prazer e onde não existe sofrimento; de existir a possibilidade de volta ao útero materno, uma espécie de parto ao contrário, ondenão existem desejos e necessidades. Ao contrário dessas fantasias prazerosas, existem aquelas que provocam temor. O indivíduo pode relacionar a morte com o inferno. São fantasias persecutórias que têm aver com sentimentos de culpa e remorso. Além disso, existem identificações projetivas com figuras diabólicas, relacionando a morte com um ser aterrorizante, com face de caveira, interligado a pavoresde aniquilamento, desintegração e dissolução.
A morte como uma entidade sensível é um conceito que existe em muitas sociedades desde o início da história. A morte também é representada por uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Morte
  • Morte
  • A morte
  • A morte
  • Morte
  • a morte
  • MORTE
  • A morte

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!