MORTALIDADE MODERNA

884 palavras 4 páginas
MORTALIDADE MODERNA

A transição do feudalismo para o capitalismo, um processo amplo que, além do campo econômico e político, também foi modificando valores, ideias, arte e tecnologia da sociedade europeia. Mais confiante em suas forças e possibilidades, o homem deixou de olhar tanto para o alto, em busca de Deus, passando a dar valor a si mesmo. O ser humano se redescobre como criatura e criador do mundo em que vive. Essa nova maneira de pensar e ver o mundo refletiu-se nas artes, na filosofia e nas ciências.
Durante boa parte da Idade Média, na sociedade europeia, as pessoas estavam presas a um status da hierarquia social. Servo ou senhor, vassalo ou suserano, mestre ou aprendiz, a posição de cada pessoa inseria-se numa estrutura rígida e verticalizada. Na Idade Moderna, os laços dessa estrutura de dependência e fidelidade romperam-se, abrindo espaço para que o indivíduo pudesse emergir.
Em contraposição à mentalidade cristã medieval, os tempos modernos formularam um modelo de homem, caracterizados pela ambição, pelo individualismo, e pela competitividade. Alguém disposto a empregar suas energias na análise e na transformação do mundo em que vivia.
Em substituição aos valores dominantes de Idade Média, a mentalidade moderna formulou novos princípios.
I. Humanismo: em vez de um mundo centrado em Deus (teocêntrico), era preciso construir um mundo centrado no homem (antropocêntrico), desenvolvendo uma cultura humanista.
II. Racismo: em vez de explicar o mundo pela fé, era preciso explicá-lo pela razão, desenvolvendo o racionalismo, principalmente nas ciências.
III. III. Individualismo: Em vez da ênfase no aspecto coletivo e fraternal da cristandade, era preciso reconhecer e respeitar as diferenças individuais dos homens livres, valorizando o individualismo, diretamente associado ao espírito de competição e à concorrência comercial.

RENACIMENTO CIENTIFICO
O Renascimento Científico deve ser entendido dentro do contexto do Renascimento Cultural,

Relacionados

  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas