Mortalidade Infantil

Páginas: 6 (1326 palavras) Publicado: 30 de outubro de 2014
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DE SAÚDE
CURSO DE ENFERMAGEM
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO II
ALADINO FERNANDES
JESUS JOÃO MBATNA
GESSICA ITALVINA MARTINS DE PINA
MÁRIO INCADA
NGHALNA DA SILVA
SALIMATU SEIDE
MORTALIDADE INFANTIL
ACARAPE-CEARÁ-BRASIL
2014
ALADINO FERNANDES
JESUS JOÃO MBATNA
GESSICA ITALVINA MARTINS DE PINA
MÁRIO INCADA
NGHALNA DA SILVA
SALIMATU SEIDE
MORTALIDADE INFANTILProjeto de pesquisa elaborado como trabalho da disciplina Leitura e Produção de Texto II, ministrada pela Prof. Dra. Otávia Marques do Curso de Enfermagem da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).
ACARAPE-CEARÁ-BRASIL
2014
TEMA:
Mortalidade Infantil
DELIMITAÇÃO DO TEMA
Principais causas da mortalidade infantil de crianças de 0-5 anos, na cidade deBissau, em Guiné-Bissau.
OBJETIVO GERAL
Descrever as principais causas da mortalidade infantil, de crianças 0-5 anos na cidade de Bissau, em Guine Bissau.
OBJETIVO ESPECÍFICO
- Realizar um levantamento das causas dessa mortalidade nos últimos 5 anos.
- Analisar a forma como o governo tem tomado medidas referentes a essas causas.
- Desenvolver estratégias de conscientização da população paradiminuir a mortalidade infantil.
PROBLEMATIZAÇÃO
- Quais as principais causas da mortalidade infantil nos últimos 5 anos em Bissau?
- De que forma o governo poderia resolver as causas da mortalidade infantil?
- Quais as melhores estratégias que o governo pode levar a cabo para conscientização da população para diminuição dos casos da mortalidade infantil?
JUSTIFICATIVA
A pesquisa a serrealizada tem a finalidade de entender o aumento do fenômeno da mortalidade infantil de uma forma drástica nos últimos cinco anos principalmente nas crianças da faixa etária de 0-5 anos de idade na cidade de Bissau, em Guine Bissau. Com isso, o resultado desta pesquisa tem o potencial de ajudar a diminuir este fenômeno, e ainda pode ajudar a sociedade acadêmica nas mais profundas reflexões sobrecomo contribuir para diminuição dessa mortalidade.A importância dessa pesquisa se dá para área das ciências de saúde, já que irá trazer informações relevantes sobre o crônico fenômeno da mortalidade infantil, que tem isolado a cidade de Bissau nestes últimos cinco anos, podendo ser importante para diversos profissionais da área de saúde, como os médicos, os enfermeiros, os técnicos de enfermagem eauxiliares de enfermagem, além dos próprios estudantes da área de saúde.
Os Inquéritos de Indicadores Múltiplos (MICs), no levantamento da pesquisa feita, mostraram que a mortalidade infantil permanece elevada, ao nível nacional, porque muitas crianças morrem antes de completarem um ano, e a maior parte morre antes de completar cinco anos. Porém, o que a nossa pesquisa tem de novo é a proposiçãode estratégias segundo método de capacitação de pessoal de saúde, para trabalhar com o modelo de plano de saúde de família.
As(Organizações Não Governamentais), segundo jornal público Diário de Bissau promoveram as campanhas de vacinação contra as doenças infecciosas como diarreia, sarampo, tétano, entre outras, mas os resultados produzidos não são constantes. Daí, a UNICEF (Organização das NaçõesUnidas para a Infância), reforçou as campanhas de vacinação, garantindo cobertura e imunização completa de todas as crianças até um ano e também fizeram a colocação de mosqueteiros para prevenção da malaria.
Diante disso, pode-se afirmar que o presente trabalho preenche um espaço na área de estudos porque, apesar de existirem outros trabalhos similares a este, ainda não foi realizada umapesquisa especifica sobre a mortalidade infantil dentro da cidade de Bissau. Como exemplos, é possível citar a pesquisa de OMS (Organização Mundial de Saúde), realizada em 1996 sobre a mortalidade infantil na Guine Bissau, e a pesquisa de UNICEF <As Causas da Mortalidade e Morbilidade Materno Infantil na Guine Bissau>, realizada em 2003. Todas essas pesquisas foram realizadas ao nível nacional....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • mortalidade infantil
  • Mortalidade Infantil
  • Mortalidade infantil
  • Mortalidade Infantil
  • Mortalidade infantil
  • mortalidade infantil
  • Mortalidade Infantil
  • Mortalidade infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!