Mortalidade Infantil

Páginas: 6 (1253 palavras) Publicado: 6 de outubro de 2014
• Mortalidade infantil:
A taxa de mortalidade infantil expressa o número de crianças de um determinado local que morre antes de completar 1 ano de vida a cada mil nascidas vivas.
• Mortalidade infantil no mundo

=> Conforme dados do Fundo de População das Nações Unidas (Fnuap), a taxa de mortalidade infantil mundial é de 45 óbitos a cada mil crianças nascidas vivas. Esses dados estão emconstante declínio, visto que há 20 anos o numero de mortes de crianças com menos de 1 ano era de 65 para a mesma quantidade de nascidas vivas.
=>A UNICEF divulgou o relatório sobre a mortalidade infantil, de crianças menos de 5 anos, que indica que, se permanecerem as atuais tendências, o mundo não atingirá o Objetivo de Desenvolvimento do Milênio 4 (diminuir dois terços a taxa de mortalidade decrianças menores de 5 anos ate 2015).
=>Cerca de 35 milhões de crianças nessa fase etária podem morrer, na maioria das vezes por causas evitáveis, entre 2015 e 2028, se ações imediatas não forem realizadas. 176 governos, incluindo o brasileiro, assinaram o compromisso de acelerar o progresso na área da sobrevivência infantil.

• Mortalidade infantil no Brasil
=>A taxa de é de 22 para cada milnascidos
=>Entre 2000 e 2011, segundo o SIM-Satasus, as mortes de crianças com menos de 5 anos caíram de 79.470 para 46.375 por ano. Aqueda foi mais significativa entre as crianças com mais de um mês de vida: 47% no período. Nessa fase, as causas de morte mais comuns podem ser tratadas com terapias simples, como soro caseiro. Isso ajuda a explicas como o aumento da escolaridade do pais reduz amortalidade.
=>O Brasil é um dos países que tem conseguido reduzir de forma significativa a taxa de mortalidade na infância. A taxa de mortalidade de menores de 5 anos no país caiu 77% entre 1990 e 2012 graças a uma combinação de estratégias: a criação de um Sistema Único de saúde com foco na atenção primaria a saúde, melhoria no atendimento materno e ao recém-nascido e esforços para prestarassistência a saúde no nível comunitário, melhoria nas condições sanitárias, aumento do conhecimento das mãe, promoção do aleitamento materno, expansão da imunização e criação de iniciativas de proteção social como o programa de transferência de renda Bolsa Família. O Brasil conseguiu atingir o ODM 4 em 2012, três anos antes do prazo estabelecido.
=>Em 2011,de acordo com o CIA World FactBook, a taxa demortalidade brasileira era de 6,38 mortes por cada 1000 habitantes.


• Mortalidade infantil em Santa Catarina
=>10.1 mortos a cada mil nascidos vivos. Dez anos atrás, o índice era de 15,3 a cada mil nascidos vivos.

• Mortalidade infantil em Brusque
=> 11,69 a cada 1000 mortes

• O que é?
=>índice demográfico obtido pela relação entre o numero de mortos de uma população em umdeterminado espaço de tempo, normalmente um ano. Frequentemente a taxa é representada como o numero de óbitos por cada 1000 habitantes.
=> Relação entre o numero de crianças que morrem entre 0 e 1 ano de idade incompletos, sobre o total de crianças nascidas vivas em um determinado ano de referencia. As taxas, em geral, se expressam sob a forma: numero de mortos por 1000 nascidos vivos.
=>A taxa demortalidade infantil expressa o numero de crianças de um determinado local que morre antes de completar 1 ano de vida a cada mil nascidas vivas. Esse dado é um indicador da qualidade dos serviços de saúde, saneamento básico e educação.
=>Uma taxa de mortalidade superior a 30% é considerada elevada, entre os 15% e os 30% é moderada e é considerada baixa se a taxa é menor que 15%.

• Quais as causas?=> As causas das mortes de crianças estão relacionadas coma mal nutrição e a falta de acesso a cuidados primários de saúde e infraestruturas, como água e saneamento, em muitos países em desenvolvimento. A pneumonia, a diarreia, a malária e a SIDA foram responsáveis por 43% do total de mortes de crianças com menos de cinco anos no mundo inteiro, em 2008, e mais de um terço do total de mortes de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • mortalidade infantil
  • Mortalidade Infantil
  • Mortalidade infantil
  • Mortalidade Infantil
  • Mortalidade infantil
  • mortalidade infantil
  • Mortalidade infantil
  • Mortalidade Infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!