Morro da Babil nia

378 palavras 2 páginas
Morro da Babilônia
Paráfrase: O poema descreve um morro onde, aparentemente, ocorreu um conflito armado entre os possíveis moradores e as forças armadas. As vozes representam o estado de espírito dos moradores.
Forma: 3 estrofes uma de 4 versos e outra de 6 versos. Versos livres e sem rima.
Interpretação: A idéia que predomina no poema é a de “Choque de Classes” é a divisão de nossa sociedade. Podemos ver que, como já dito, nesse poema os moradores do Morro são associados com as vozes, que no começo passam tristeza e no final alegria. Acreditamos que a tristeza se deve a segregação de classes na sociedade e na desigualdade de qualidade de vida. Já o momento de alegria é construído através da musica que é responsável pela criação da identidade cultural do grupo, isto é, modo de lazer e expressão simples com quais todos se identificam.
Analise do Titulo:
Quando analisado o titulo do poema nos deparamos com uma evocação explícita ao Rio de Janeiro já que na cidade realmente existe um morro denominado assim. Porem quando analisamos as palavras separadamente podemos notar um grande contraste entre as palavras MORRO, que é um espaço geográfico reservado as classes mais baixas, e a palavra BABILONIA, que é uma menção ao antigo e luxuoso Império Babilônico conhecido por seu desenvolvimento na arquitetura, astronomia, direito e agricultura. Chegando a ser irônico. A palavra Babilônia também tem um significado bíblico importantíssimo: Babel, que originalmente significa “confusão” e por isso serviu para denominar a torre que, na alegoria bíblica foi responsável pela multiplicidade de línguas faladas no mundo. A aproximação com a confusão de vozes da Bíblia aparece nos primeiros versos:
Ambientação Noturna
Terror Urbano: Oriundo de um processo ditatorial que era submetido o Brasil, o Estado Novo
Luanda (capital da Angola): referencia explícita ao processo escravagista brasileiro.
A revolução pode-se referir tanto ao ano de 1930 quanto ao ano de 1937, marcos do inicio do

Relacionados

  • etica
    528 palavras | 3 páginas