mornea

Páginas: 2 (346 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
São conhecidas milhares de espécies de bactérias, dentre elas há espécies que são autótrofas (conseguem produzir o próprio alimento) e as espécies que são heterótrofas (não conseguem produzir opróprio alimento).
Dentre as bactérias autótrofas, há aquelas que realizam quimiossíntese, ( produção de matéria orgânica através da oxidação de substâncias minerais, sem recorrer à luz solar. )chamadasde bactérias quimioautotróficas, ( são organismos que utilizam a energia resultante da quebra de ligações químicas de compostos inorgânicos para sintetizar substâncias ) e as que realizam fotossíntesebacteriana, (um processo de síntese de matéria orgânica em presença da luz, utilizando o gás carbônico do ar atmosférico e gás sulfídrico) chamadas de bactérias fotoautotróficas (são capazes deproduzir elas mesmas as substâncias orgânicas que lhes servem de alimento)

As bactérias quimioautotróficas utilizam a energia das reações de oxidação de compostos inorgânicos ( aqueles formados pormoléculas de pelo menos dois elementos diferentes, e que não apresentam átomos de carbono em cadeias ligados a átomos de hidrogênio) para formar substâncias orgânicas ( são formadas a partir do arranjosdo elemento químico carbono. )
Essas substâncias orgânicas podem ser utilizadas para seu metabolismo ou para formar estruturas celulares. São exemplos de bactérias quimioautotróficas as bactériasnitrificantes (são as principais transformadoras da amônia em nitratos) do gênero Nitrosomonas e Nitrobacter, que vivem em relação de mutualismo com plantas leguminosas, entre outras.
As bactériasfotoautotróficas se diferem quanto ao tipo de fotossíntese que realizam.
As bactérias fotoautotróficas pertencentes ao grupo das proclorófitas possuem clorofila do tipo a e do tipo b, mesma clorofila (Aclorofila confere a cor verde às plantas.) encontrada em algas e vegetais, e a fotossíntese que realizam se assemelha muito à fotossíntese que as plantas realizam. Dentre as bactérias proclorófitas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!