MORIN, Edgar . Um T erceiro Problema. In: _____. Cultura de Massas no Século XX

6864 palavras 28 páginas
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Faculdade de Comunicação
Departamento de Jornalismo
Teorias da Comunicação
Professor Gustavo de Castro
Tatiana Tenuto
MORIN, Edgar. Um Terceiro Problema. In: _____. Cultura de Massas no Século XX. 2 ed.
Rio de Janeiro: Forense, 1969. Cap. 1, p. 15-23.
 Industrialização do espírito: se processa nas imagens e nos sonhos, penetra na alma humana.  Progresso ininterrupto da técnica, penetrando no domínio interior do homem e derramando mercadorias culturais.
 A vida privada entra no circuito comercial e industrial.
 A cultura é um complexo de normas, símbolos e imagens que estruturam os instintos e orientam as emoções do indivíduo. Uma cultura fornece pontos de apoio imaginários à vida prática (personalidade) e pontos de apoio práticos à vida imaginária (alma).
→ Sincretismo entre o real e o imaginário
 Cultura de massa: produzida segundo as técnicas de difusão maciça da fabricação industrial e destinada a uma massa social (classes, família, etc.). Desenvolve-se ao lado das culturas humanistas, nacionais e religiosas. É a cultura verdadeiramente nova e maciça do século XX.
 Cultura humanista: procura um saber e uma sensibilidade, um sistema de atitudes afetivas e intelectuais, por meio do comércio das obras literárias.
 Cultura nacional: imerge-nos nas experiências vividas no passado, promovendo relações de identificação e projeção aos heróis da pátria.
 Cultura religiosa: se baseia na identificação com o deus que salva e com a Igreja.
 Os críticos consideram a cultura de massa uma mercadoria cultural ordinária, como barbitúrico do povo ou mistificação deliberada – o capitalismo desvia as massas de seus verdadeiros problemas.
 O produto cultural está estritamente determinado por seu caráter industrial e de consumação diária; ele não é filtrado nem estruturado pela Arte.

MORIN, Edgar. A Indústria Cultural. In: _____. Cultura de Massas no Século XX. 2 ed. Rio de Janeiro: Forense, 1969. Cap. 2, p. 25-36.

Relacionados