MORFOLOGIA

614 palavras 3 páginas
CURSO DE PSICOLOGIA MATUTINO

MORFOLOGIA E FUNÇÃO DO COMPORTAMENTO

INTRODUÇÃO
Na unidade anterior (capítulo 9), mostramos a importância de uma definição e identificamos as principais características que uma definição deve atender , na unidade 10 vemos as diferentes maneiras de definir o comportamento.
Ao analisar um comportamento, existem dois aspectos principais : o morfológico e o funcional . Quando falamos em morfologia estamos falando da forma do comportamento, dos movimentos, da postura e da aparência.
Já a função diz respeito ás modificações ou efeitos causados pelo comportamento no ambiente.

MORFOLOGIA E FUNÇÃO DO COMPORTAMENTO

As definições comportamentais podem focalizar aspectos morfológicos, aspectos funcionais, ou ambos. As que dão ênfase à descrição da forma do comportamento são chamadas de definições morfológicas , as que enfatizam o efeito produzido no ambiente, de definições funcionais. Denominamos mistas , as que incluem tanto aspectos morfológicos como funcionais.
Ao elaborar uma definição morfológica , devemos utilizar, como referencial , o próprio corpo da pessoa. Ou seja, ao descrever um movimento devemos indicar a direção e sentido do mesmo; tomando como referência as partes do corpo (cabeça, tronco pés, etc.) ou suas regiões ( região central , regiões laterais , direita e esquerda, região anterior, região posterior ).
Na definição funcional, geralmente , é feito o inverso. O referencial utilizado é o ambiente externo e não o próprio sujeito.
As definições morfológicas focalizam a postura, aparências e movimentos apresentados pela pessoa; definições funcionais evidenciam os efeitos gerados pelo comportamento no ambiente ; as definições mistas focalizam tanto os aspectos morfológicos quanto os funcionais.
Para diferenciar uma definição morfológica de uma funcional, verifique se o referencial utilizado na definição é o sujeito ou o ambiente externo. As definições

Relacionados

  • soldagem
    24622 palavras | 99 páginas