MORFOLOGIA NA CONTRAÇÃO MUSCULAR

1366 palavras 6 páginas
FSA ALUNA: AMANDA C.F CURSO: BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

MORFOLOGIA NA CONTRAÇÃO MUSCULAR

TERESINA – PI
2013
FISIOLOGIA NA CONTRAÇÃO MUSCULAR
A primeira coisa que acontece para que se faça o movimento voluntário do músculo estreado é um impulso nervoso. A maquina molecular entra em ação se iniciando através da junção neuromuscular, uma sinapse de excitação em que o neurotransmissor principal é a acetilcolina. A fibra nervosa motora se despolariza e conduz potenciais de ação que despolarizam uma região especializada da fibra muscular, a placa motora.

1. Axônio
2. Placa Motora
3. Fibra Muscular
4. Miofibrila

A liberação da acetilcolina por um neurônio motor na placa motora leva a ativação de receptores musculares e consequente excitação muscular. O resultado da reação entre acetilcolina e seus receptores é a abertura de canais de sódio e potássio gerando potencial de ação na placa motora. Essa despolarização da placa motora faz com que ocorra a abertura de canais de cálcio que entram na célula muscular, além disso, esse cálcio que antes armazenado ao sair do músculo estimula a contração do mesmo.
Como? Sabe-se que os músculos são compostos por proteínas contráteis, as principais proteínas contrateis que compõe os nossos músculos são actina e miosina, as mesmas estão arranjadas em imunidades chamadas sarcômeros, esses sarcômeros então vão possuir actina na sua periferia (parte mais externa) e miosina no meio.

Quando se tem o cálcio saindo do reticulo sarcoplasmático pode-se ligaras fibras de miosina na actina e a ligação dessas fibras permite o encurtamento dessa unidade chamada sarcômero, esse encurtamento leva a contração da célula muscular (ou fibra muscular) e consequentemente a contração do músculo. É importante lembrar que para contrair se gasta energia na forma de ATP (Adenosina Trifosfato) assim como para relaxar também se gasta energia na forma de

Relacionados