MORFO RESPIRATORIO

5037 palavras 21 páginas
Questões:
1- Defina: a) ectoscopia: também denominado de exame físico geral, compreende na avaliação de condições gerais do paciente, tais como: nível de consciência e orientação, hidratação, nutrição, fala e linguagem, sinais vitais...
b) facies pretorica: região de uma determinada superfície que possui excesso de fluido. Normalmente esse fluido é o sangue, caracterizando-o local como avermelhado
c) cianótico: individuo que apresente cianose.
Cianose é a coloração azulada da pele, das membranas mucosas ou leito das unhas, causada por uma falta de oxigênio no sangue.
O sangue saturado - concentrado de oxigênio - é vermelho vivo, enquanto que o sangue com falta de oxigênio , é vermelho escuro. Geralmente a saturação de oxigênio no sangue tem que cair para menos de 80% antes que a cianose possa ser detectada.
d) dispnéia: é definida como angustia mental associada á incapacidade de ventilar suficientemente para satisfazer a demanda de ar – sinônimo comum de fome de ar.
2. O que caracteriza um tórax em barril? É sinônimo de tórax em tonel?
Tórax em tonel ou enfisematoso: aumento acentuado do diâmetro ântero-posterior
O termo tórax em formato de barril descreve um arredondado abaulamento no peito que se assemelha a forma de um barril.
3. O que caracteriza uma hiperinsuflação? Como ela é identificada na imagem?
a) Hiperinsuflação pulmonar:
Hiperinsuflação pulmonar é uma condição na qual os pulmões se expandiram demais, ultrapassando o seu tamanho usual. Essa condição pode causar problemas respiratórios, especialmente durante a expiração. Uma pessoa com pulmões hiperinsuflados não consegue exalar o ar completamente, deixando ar preso dentro dos pulmões.É comum estar relacionado a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), como enfisema.
Na imagem radiográfica, a hiperinsuflação é identificada pelo aumento do diâmetro ântero posterior, e por uma redução importante da trama vascular nas metades superiores de ambos os campos pulmonares.

4.

Relacionados