Morfena de grau

517 palavras 3 páginas
Morfema de grau
Pode apresentar três graus:
Normal que são os morfemas zero como por exemplo: menino e menina.
Diminutivo são as palavras que apresenta o sufixo /iñ/ como por exemplo: menininha, menininho.
Aumentativo são as palavras que apresenta o sufixo/ãw/ e /õys/ para masculino *
/ona/ para feminino como por exemplo: Meninão, meninona
O substantivo muda de gênero dependendo do grau. Ex.: o muro/a muralha, o forno/a fornalha, a bala/o balaço.
A desinência de grau varia dependendo do gênero do substantivo: Ex.: menino tem flexão de grau regular no diminutivo (menininho/menininha) e irregular no aumentativo (meninão/meninona).
As flexões de grau passam a constituir itens de léxico independentes e com significado diferenciado do que se supõe para a flexão de grau. Ex.: gente/gentalha, senhora/senhorita, caixa/caixão. Essa característica nos leva a confundir morfemas flexivos de grau com morfemas derivativos.

A flexão de grau é definida sinteticamente por morfema que porta grau, número e gênero. Ex.: meninão/meninões.

Dupla flexão de grau. Ex.: mosquitão, pequenininho.

Flexão defectiva: uma ou mais das flexões não é praticada por razões semânticas. Ex.: senhora/senhorita. Nesse exemplo não temos flexão aumentativa. A flexão de grau defectiva é comum, pois muitos são os casos em que a flexão de grau é inaceitável semanticamente.

Embora se perceba algumas regularidades fonológicas nas flexões de grau, não há como estabelecer um padrão que relacione, por exemplo, para esta terminação aquele morfema flexivo de grau, ou para esta desinência diminutiva, aquela desinência aumentativa.
Análise semântica do grau

O grau desempenha várias funções semânticas. A mais imediata é a indicação de intensidade de atributos. Nessa função, o grau é um sistema de posicionamento relativo sobre a intensidade com que um atributo se manifesta no substantivo. O grau é uma escala de três posições que vai do excesso à falta, passando pelo normal. O grau normal indica

Relacionados

  • Gramatica
    7742 palavras | 31 páginas