Moreira 9788575412374 15

10563 palavras 43 páginas
Anemia do recém-nascido pretermo
Fernando Freitas Martins

SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros
MOREIRA, MEL., LOPES, JMA and CARALHO, M., orgs. O recém-nascido de alto risco: teoria e prática do cuidar [online]. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2004. 564 p. ISBN 85-7541-054-7.
Available from SciELO Books <http://books.scielo.org>.

All the contents of this chapter, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution-Non
Commercial-ShareAlike 3.0 Unported.
Todo o conteúdo deste capítulo, exceto quando houver ressalva, é publicado sob a licença Creative Commons Atribuição Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não adaptada.
Todo el contenido de este capítulo, excepto donde se indique lo contrario, está bajo licencia de la licencia Creative
Commons Reconocimento-NoComercial-CompartirIgual 3.0 Unported.

ANEMIA NO RECÉM-NASCIDO
PRETERMO

14

Fernando Freitas Martins

A anemia da prematuridade é uma patologia de origem multifatorial caracterizada por u m a queda progressiva da concentração de hemoglobina, associada à baixa contagem de reticulócitos e à presença de hipoplasia eritróide na medula óssea (Schulman, 1959; Stockman III, Garcia & Oski,
1977). Ocorre a partir da segunda semana de vida do prematuro, tendo diversos fatores implicados e m seu desenvolvimento.
Durante os últimos 15 anos, m u i t o se t e m estudado sobre o assunto, contribuindo para a melhor compreensão dessa patologia de alta prevalência entre RNs prematuros, especialmente os de m u i t o baixo peso.

FISIOLOGIA DA ERITROPOIESE NO
FETO Ε NO NEONATO

ERITROPOIESE FETAL
Eritrócitos - a e r i t r o p o i e s e e m b r i o n á r i a se inicia nos tecidos a mesenquimais por volta do 1 4 dia de gestação c o m a produção de eritrócitos nucleados e macrocíticos. A eritropoiese fetal tem início entre a sexta e a oitava semanas de gestação, começando no fígado e chegando posteriormente ao baço. A partir do segundo trimestre gestacional é que se observa a

Relacionados

  • A IMPORTANCIA DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM NA ICTERICIA NEONATAL
    4567 palavras | 19 páginas