MORDIDAS E PICADAS

2715 palavras 11 páginas
CARACTERIZAÇÃO E SOCORROS EM MORDIDAS E PICADAS DE ANIMAIS

Trabalho apresentado na disciplina de Higiene e Socorros de Urgência do curso de Educação Física Bacharelado, 4º semestre, da Faculdade Claretianas.

RIO CLARO
2010
ACIDENTES POR ESCORPIÃO

Os escorpiões, dentre os aracnídeos, são os que mais freqüentemente causam acidentes. Os mais comuns no Brasil são: Tytius bahiensis (escorpião preto) e Tytius serrulatus (escorpião amarelo).
Freqüentemente, a picada de escorpião é seguida de dor (moderada ou intensa) ou formigamento do local do acidente.
Tais sintomas podem ser tratados com analgésico, compressas mornas ou bloqueios anestésicos locais, ate chegar a um serviço de saúde para as medidas necessárias e avaliar a necessidade ou não de soro. Além disso, deve se observar se haverá surgimento de outros sintomas por, no mínimo, 6 a 12 horas, principalmente em crianças menores de 7 anos e idosos.
São sintomas de gravidade que merecem ser observado com atenção:
Náuseas ou vômito
Suor excessivo
Agitação
Tremores
Salivação
Aumento da freqüência cardíaca (taquicardia) e da pressão arterial.

ACIDENTES POR ARANHAS

As principais aranhas causadoras de acidentes no Brasil, são:
Loxosceles ("aranha-marrom"): é importante causa de acidentes na região Sul. A aranha provoca acidentes quando comprimida; deste modo, é comum o acidente ocorrer enquanto o individuo está dormindo ou se vestindo, sendo o tronco, abdome, coxa e braço os locais de picada mais comuns.
Phoneutria ("armadeira", "aranha-da-banana", "aranha-macaca"): a maioria dos acidentes é registrada na região Sudeste, principalmente nos meses de abril e maio. É bastante comum o acidente ocorrer no momento em que o indivíduo vai calçar o sapato ou a bota.
Latrodectus ("viúva-negra"): encontradas predominantemente no litoral nordestino, causam acidentes leves e moderados com dor local acompanhada

Relacionados

  • Gabriel Garcia Marques Do Amor E Outros Demonios
    44535 palavras | 179 páginas