mordenismo em portugal

1053 palavras 5 páginas
Modernismo em Portugual
O modernismo português desenvolveu-se aproximadamente no início do século XX. Em Portugal este período foi difícil, porque, com a guerra, estavam em jogo as colónias africanas que eram cobiçadas pelas grandes potências desde o final do século XIX. A sociedade portuguesa vivia uma situação de crise aguda e de desagregação de valores.
O marco inicial do Modernismo em Portugal foi a revista Orpheu. Contando com a participação de vários artistas e poetas, a revista veicula vasta produção ousada e irreverente fruto das novas concepções estéticas que circulam pela Europa em inícios do século 20.

As grandes revelações literárias desse período: Mário de Sá-Carneiro Fernando Pessoa

Nas páginas da revista Orpheu, publicava-se uma poesia complexa, de difícil acesso, que causou um grande escândalo naquela época.
São características de estilo deste movimento:
O rompimento com o passado.
O carácter anárquico.
O sentido demolidor e irreverente.
O nacionalismo.
O nacionalismo crítico.
O nacionalismo ufanista (conservador).

AUTORES PRINCIPAIS

Fernando Pessoa (1888 - 1935), “A arte é a auto-expressão lutando para ser absoluta”- sua obra é caracterizada pela busca da despersonalização e da fragmentação do eu do poeta em múltiplas personalidades o que possibilita a criação de um universo literário em que sinceridade e fingimento são discutidos de maneira rica, densa e intrigante.
Ortónimo:
Fernando Pessoa ortónimo, seguia, os modelos da poesia tradicional portuguesa, em textos de grande suavidade rítmica e musical.
Poeta introvertido e meditativo, anti-sentimental, reflectia inquietações e estranhezas que questionavam os limites da realidade da sua existência e do mundo.
O poema “Mensagem”, exaltação sebastiânica que se cruza com um certo desalento, uma expectativa ansiosa de ressurgimento nacional.

EXEMPLO DE UM DOS CONTOS DO LIVRO: PRIMEIRO / OS CASTELOS

A Europa jaz, posta nos cotovelos:
De Oriente a

Relacionados

  • Sem assunto
    1064 palavras | 5 páginas
  • Pré mordenismo
    3460 palavras | 14 páginas
  • homem e cultura
    7789 palavras | 32 páginas
  • Engenheiro
    14567 palavras | 59 páginas