moral cristã- santo Agostinho e são Tomaz de Aquino

Páginas: 3 (539 palavras) Publicado: 9 de agosto de 2013
1.Discorra sobre o papael que a moral cristã (lex laterna) desempenha na definição dos fins da atividade política (lex temporale) e na emergência do modelo da Cidade de Deus, como auge da evoluçãoda organização política, para Santo Agostinho.


Santo Agostinho defende uma divisão de poderes como o espiritual(cargo da igreja) e o temporal (cargo do estado) e essa ideia é implantada aolongo de muitos anos pois o cristianismo dominou o pensamento político principalmente na europa. Logo quando o cristianismotorna-se religião oficial gera uma especie de aliança ao estado (poder temporal)adimitindo a organização social. Santo Agostinho vai assumir e afirma a união da moral cristã à atividade política e no desempenho dessa moral aos fins da política).
Pois as problematicas de cunhosocial e político é de ordem moral como tambem religiosa dai o ser humano ter de vim a fazer uso de seus principios de bom cristão e ser um bom cidadão.. O modelo da cidade de Deus como auge daevolução da organização política onde ele fala que a paz só será alcançada quando o estado comungar dos princípios e valores da cidade celeste e que quando bem exercida tornara a vida do ciadão pacifica ebranda.Tem por objetivo a aproximação do homem de Deus afim de que se expresse na cidade terrena os preceitos da cidade celeste como a paz eterna. E que a lei humana esteja aproxima da da lei divina,consequentemente as instituições estaram direcionadas ao absoluto e estreitamente próxima da justiça dando-lhe a cada um o que é seu.


2.Crstianizando a filosofia aristotélica, Santo Tomás de Aquinoreelabora a preocupação cristã com a política, por meio da união desta com a religião. Comente em que consiste o melhor tipo de governo para esse santo-filósofo e o porquê.

Santo Tomás de Aquinocomungou da ideia de aristóteles é claro que cristianizando sua filosofia. Onde o mesmo uni fé e razãoem direção a Deus. Ele defende o conceito do bem comum tentando unir política, religião e ética....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Santo Agostinho e São Tomas de Aquino e a Moral Cristã
  • Santo Agostinho e São Tomás de Aquino
  • Santo Agostinho e São Tomás de Aquino
  • Santo agostinho e são tomas de Aquino
  • Santo Agostinho e São Tomás de Aquino
  • São tomé de aquino e santo agostinho
  • Santo agostinho e são tomás de aquino
  • Santo agostinho e são tómas de aquino

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!