Moradores de Rua e a vulnerabilidade social

Páginas: 11 (2741 palavras) Publicado: 11 de dezembro de 2014
Moradores de Rua e a Vulnerabilidade Social


A psicologia social surgiu no século XX como uma área de atuação da Psicologia e surgiu no ramo da psicologia, segundo Rodrigues (1986) para designar o estudo científico da influência recíproca entre as pessoas (interação social) e do processo cognitivo gerado por essa interação (pensamento social).
De acordo com Gergen (2008), a psicologiasocial, diferentemente das ciências naturais, lida com fatos instáveis, que são as interações entre as pessoas. O conhecimento dessa área não pode ser acumulado pois ele geralmente não transcende seus limites históricos.
A Psicologia Social se caracteriza pela pluralidade e multiplicidade de abordagens teóricas adotadas. Sendo assim, não seria ingênuo afirmar que “toda psicologia é social” (LANE, p.10, 2001).
Primeiramente a psicologia social adotou uma análise molar, priorizando os processos socioculturais, com o indivíduo integrado nesse sistema. Com o passar do tempo foi se tornando mais individualista, adotando uma análise mais molecular, analisando o indivíduo a partir de sua própria história de vida.
A partir das visões molares e moleculares dois autores (House, 1977; Stephan &Stephan, 1985) defendiam a divisão da psicologia social em dois grupos: A Psicologia Social Psicológica e a Psicologia Social Sociológica. Sendo a psicológica com maior ênfase ao indivíduo e a sociológica com maior ênfase a sociedade.
Recentemente, uma nova vertente foi criada, a Psicologia Social Crítica (Álvaro & Garrido, 2006). Vertente a qual se mistura o Socioconstrutivismo, a PsicologiaConstrutivista, a Psicologia Marxista, o pós modernismo, o feminismo, entre outros.
Esta nova perspectiva adota uma postura mais crítica em relação às instituições, organizações e práticas da sociedade contemporânea, se opondo às opressões e explorações da sociedade atual.
Na América do Norte, a Psicologia Social Psicológica tem uma tendência predominante. Na Europa, a predominância está na PsicologiaSocial Sociológica e na América Latina, a Psicologia Social Crítica é preferível.
Sob fortes influências behavioristas a Psicologia Social Psicológica estabeleceu-se na América do Norte nas primeiras décadas do século XX. De acordo com Franzoi (2007), essa psicologia é definida como objetiva, de base experimental e focada no indivíduo.
A partir dos anos 1980, o cognitivo passou a ser aperspectiva dominante na Psicologia Social Psicológica, o principal tema de investigação passa a ser a cognição social. Compreender os processos cognitivos que se encontram subjacentes ao pensamento social são os objetivos básicos (Fiske & Taylor, 1984).
O modelo pesquisa-ação apresentado por Lewin em 1930, foi sendo abandonado e substituído pela investigação de fenômenos e processos intraindividuais,de natureza cognitiva. Em 1970, o modelo entrou em crise.
De acordo com Jones (1985), os principais questionamentos eram de que por usar uma linguagem científica cada vez mais neutra, começou a se afastar dos problemas sociais reais, com teorias e modelos que não mais condiziam com a nova realidade social que surgia. Na atualidade, os temas tradicionais voltaram a ser estudados e também outrastemáticas como a cognição social, as atitudes e os processos sociais, vem contribuindo muito para expansão e diversificação da psicologia social no cenário norte-americano.
A psicologia social na Europa, motivada pela crise de 1970 dos norte-americanos, passou a desenvolver sua própria identidade demonstrando maior preocupação com a estrutura social adotando a Psicologia Social Sociológica. Entreseus principais temas abordados estão a Identidade Social e as Representações Sociais.
Na teoria da Identidade Social, procuravam enfatizar a dimensão social do comportamento individual e grupal, postulando que o indivíduo é moldado pela sociedade e pela cultura. Essa teoria apoia-se em três postulados: (1) o autoconceito é derivado da identificação e pertença grupal; (3) as pessoas são...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • moradores de rua e seu contexto social
  • Questão social
  • POLITICAS PUBLICAS E SOCIAIS QUE ATENDEM OS MORADORES DE RUA
  • Gestão do terceiro setor: reinserção social de moradores de rua
  • Moradores de rua
  • Moradores de rua
  • Moradores de rua
  • Moradores de rua

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!