Monumentalidade e Edifícios Altos x Escala do Pedestre

Páginas: 3 (743 palavras) Publicado: 16 de agosto de 2014
3. Resultados

Utilizando essa metodologia como referência, foi desenvolvida uma pesquisa entre habitantes de Brasília e Goiânia, cidades que configuram espaços urbanos com gabaritos mais altosnas proximidades de Anápolis.
Buscou-se focar no objeto de estudo, o pedestre, relacionando-o com as sensações que esses espaços urbanos sufocados por uma paisagem bem adensada e de grandes escalasprovocam no principal elemento, o usuário delas.

Figura 1. (FONTE: Autor. Data: 06/2014).
Com base no gráfico apresentado, concluiu-se que os espaços vazios, em suamaioria, não permitem que o pedestre desfrute dos mesmos devido às condições precárias das calçadas, da falta de vegetação e mobiliário urbano que possibilite a permanência no local. A infraestrutura dessascidades priorizam o carro em relação ao pedestre, muitas vezes obstruindo a visão do observador.
Muitos não apontam os inconvenientes que esses edifícios trazem para seu caminhar e viver comoelementos negativos por passarem despercebidos por esses, uma vez que a diferença de escala entre o pedestre e as construções tornaram-se tão absurdas.
No plano de Brasília foi utilizada uma concepção decidade traduzida por quatro escalas distintas: monumental, residencial, gregária e bucólica. Tratando-se da escala monumental, configurada pelo Eixo Monumental, Gehl condena esse tipo de traçado, quesegundo ele, faz com que a cidade se torne desagradável para caminhar. Prioriza o prédio e ignora o que acontece a sua volta.
Segundo o autor, a cidade planejada para o trabalho ordenado e eficientedeveria ser ao mesmo tempo viva e aprazível, onde o indivíduo pudesse desfrutar dos espaços sendo eles habitáveis, e não apenas para passagem.
 Já em Goiânia, essa monumentalidade foi prevista noPlano Atílio Corrêa de Lima para existir na Praça Cívica, com expressão máxima no Palácio das Esmeraldas, mas não somente nos edifícios, como no traçado e no projeto paisagístico. Ambos teriam esse...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Edificios Altos
  • Edificios altos
  • introdução aos edifícios altos
  • Alto Consumo x Sustentabilidade
  • Amor sem Escalas X GEST O DO CONHECIMENTO
  • Qualidade de vida no trabalho x Alto realização
  • Qualidade de vida no trabalho x Alto realização
  • Convers o de escalas Kelvin x Fahrenheit x Celsius InfoEscola

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!