Montesquieu e Smith

Páginas: 7 (1600 palavras) Publicado: 5 de agosto de 2013
 INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS
Trabalho em dupla sobre Montesquieu e Adam Smith

1. Como Montesquieu define liberdade e por que ele considera que só existe liberdade se for
limitada? Exemplifique com caso(s) concreto(s) de liberdade e falta de liberdade na sociedade
brasileira atual.
Montesquieu define liberdade como sendo o direito de fazer tudo o que as leis permitem.Porem, ele considera que so extiste liberdade se for limitada, uma vez que para que não haja abuso do poder, e necessario que o “poder freie o poder”. Ou seja, deve-se ter sempre em mente o que e independencia e o que e liberdade. A liberdade e o direito de fazer tudo o que as leis permitem, mas se um cidadao puder fazer tudo o que as leis proibem, não havera liberdade, porque os outros tambemteriam tal poder. Alem do mais, não existira liberdade se o poder de julgar não estiver separado do poder legislativo e do executivo, pois se estivessem ligados, o poder sobre a vida e a liberdade dos cidadaos seria arbitrario, já que o juiz tambem seria o legislador e poderia ter a forca de oprimir.
Um exemplo bastante aparente de falta de liberdade no Brasil encontra-se nas regioes marginalizadasdas grandes metropoles. Um trabalhador que mora numa regiao dominada pela milicia não tem a liberdade de, por exemplo, comprar gas ou pegar um transporte alternativo que não pertenca ao grupo dominante local. Ou seja, o conceito de liberdade de montesquieu não esta sendo exercido nesta ocasiao, já que a policia ,que deveria garantir a seguranca dos moradores em relacao ao traficantes, acaba setornando ela mesma parte de um sistema corrompido, no qual agrega o poder, restringindo direitos permitidos pela legislacao brasileira, em prol de si proprios. Vale destacar também que, estamos exemplicando através de um poder ilegítimo, que parte dos traficantes e consequentemente dos milicianos.
Por outro lado, um exemplo de existencia de liberdade na sociedade brasileira atual pode serencontrado na ocorrencia de “lobby”, onde, por exemplo, na cidade do Rio de Janeiro, o detentor do monopolio das linhas de onibus financia campanha do prefeito e do governador do Estado, em troca de beneficios, como a manutencao do seu monopolio e aumento as vezes abusivos no preco das passagens, apesar de ser algo imoral não e ilegal.


2. Em que as ideias de Montesquieu sobre o estado de natureza e aorigem do Estado se
assemelham e em que se diferenciam das de Locke?
Para Locke, no estado de natureza cada um é juiz em causa própria, portanto, os riscos das paixões e da parcialidade são muito grandes e podem desestabilizar as relacoes entre os homens. Por isso, visando a segurança e a tranquilidade necessárias ao gozo da propriedade, as pessoas consentem em instituir o corpo politico, daínasce o Estado. O ponto crucial do pensamente de Locke é que os direitos naturais dos homens não desaparecem em consequencia desse consentimento, mas subsistem para limitar o poder do soberano, justificando em ultima instancia, o direito à insurreição: o poder é um depósito confiado aos governantes, isto e, trata-se de uma relação de confiança, e, se estes não visarem o bem público, é permitidoaos governados retirá-lo e confiá-lo a outrem.
Por outro lado, no ponto de vista de Montesquieu, no estado hipotético do Estado de Natureza, todos seriam iguais em condições, mas não fisicamente. Os homens seriam dotados de razão (contudo, possuiriam mais a faculdade de conhecer do que conhecimento propriamente dito, pois este seria cumulativo) e perceberiam antes de tudo suas principaiscondições – a fraqueza e o medo. Apesar de serem iguais, de todos possuírem essas mesmas condições, ninguém se sente igual, todos se sentem inferiores. Mas é devido a essa percepção que ninguém ataca ninguém. Nasce daí a primeira das leis de natureza - a busca pela paz. Montesquieu identifica, alem desta citada, mais 3 leis naturais decorrentes desse estado de natureza. A primeira já foi citada, 1) é a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Rousseau, montesquieu e adam smith
  • Adam Smith, Galilei, Voltaite e Montesquieu
  • A Teoria Econômica de Adam Smith e a Teoria Política em Montesquieu
  • Montesquieu
  • Montesquieu
  • Montesquieu
  • Montesquieu
  • MONTESQUIEU

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!