Montesquie , breve resenha

406 palavras 2 páginas
Atividade 4.1

Espírito das leis.

Nessa grande obra de um dos maiores pensadores da historia, o Espírito das leis, de Charles-louis de Secondatt, conhecido como Montesquieu decifra de forma magistral as diferentes formas de governo, como a democracia, a monarquia e o governo déspota. Ele vivia em uma França absolutista em que o poder do estado era concentrado totalmente nas mãos de um soberano que exercia as funções de administrar o estado, legislar sobre ele e a função de magistrado. Percebendo que esse excesso de poder só poderia causar injustiças porque a nação estaria a mercê da vontade do soberano.
Vivendo neste contexto histórico Montesquieu que era um nobre queria que os poderes do estado tivessem nas mãos da sociedade e que os poderes fossem separados para que um não pudesse desrespeitar o outro assim criando um controle entre os poderes que faria a função fiscalizar e equilibrar os poderes do estado.
A lei deve ser absoluta, todos os nacionais deveram estar sob a sua autoridade não podendo nem mesmo o monarca desrespeitá-la, é assim para o autor que a sociedade poderá chegar a um estado mais justo.
Montesquieu examina como cada um destas formas de governo poderia atuar na realidade ( despotismo, democracia, monarquia ) , a republica em geral ocorre em pequenos estados, porque o poder é descentralizado em demasia assim não tendo força suficiente para controlar um estado de grandes dimensões. Diferente de Rousseau ele não achava que o caminho deveria ser um país totalmente igualitário porque as pessoas não são iguais e que a monarquia na deveria ser extinta contrariando a proposta do autor de o contrato social, mas que a monarquia tivesse o seu poder controlado, por personalidades sócias diferentes ( monarca, nobreza, burguesia “povo” ).
Ele traz uma noção de liberdade para a sociedade ao defender que a pessoa poderia fazer tudo aquilo que a LEI não proibir assim a sociedade não estaria pedindo permissão para exercer a sua

Relacionados

  • Fichamento
    2982 palavras | 12 páginas
  • RICARDO LOMBARDI THURONYI monografia
    25737 palavras | 103 páginas