Monteiro Lobato

Páginas: 3 (677 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2013
A Menina do Narizinho Arrebitado
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
A menina do narizinho arrebitado, lançado no Natal de 1920, é o primeiro livro infantilde autoria de Monteiro Lobato.
O livro, que apresenta suas duas personagens principais, Emília e Narizinho foi em 1921 relançado, no livro Narizinho Arrebitado, é o mesmo livro, mas com aventurasinéditas. Mais tarde, Narizinho Arrebitado seria a primeira história do livro Reinações de Narizinho.
Cabe finalizar dando a medida justa e apresentando Lobato em toda a sua complexidade. O escritor é umdos mais talentosos de sua geração. Legou ao Brasil um bem inestimável: uma literatura infantil de altíssimo nível, que pode ser lida até hoje. As eventuais alusões racistas a personagens como a TiaNastácia não tiram o prazer da leitura - talvez constituam até um bom tema de discussão em aula. No caso específico da Tia Nastácia, é possível fazer até a leitura contrária, dado que a personagem ésempre apresentada de forma bastante positiva ao longo da obra de Lobato. Que, como escritor, chegou a denunciar maus tratos contra negros em alguns de seus contos, caso de Os Negros, incluído no livroNegrinha (1923). Lobato também foi um polemista brilhante e extremamente atilado quando defendeu as ideias certas. Sua impaciência quanto a certo costume brasileiro de empurrar a solução dos problemaspara depois é altamente louvável. É válida até hoje, assim como as críticas contra a falta de saneamento básico e a triste burocracia do país.
Tais qualidades tornam ainda mais espantoso o fato deLobato - mesmo relativizando a época em que ele viveu - ter-se encantado com ideias tão estapafúrdias, como as defendidas por Arthur Neiva e Renato Kehl. Ele parou de falar no assunto quando o nazismo,embasado na eugenia, gerou os horrores do holocausto, mas nunca se retratou publicamente pelas ideias que defendeu durante pelo menos três décadas (dado que parte de sua correspondência continua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Monteiro Lobato
  • monteiro lobato
  • Monteiro Lobato
  • Monteiro lobato
  • Monteiro lobato
  • Monteiro Lobato
  • Monteiro Lobato
  • Monteiro lobato

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!