Monteiro Lobato

Páginas: 5 (1054 palavras) Publicado: 5 de agosto de 2013
INTRODUÇÃO
A Literatura Brasileira teve vários escritores que marcaram sua época, desde que a Literatura Portuguesa foi trazida ao Brasil, até o Pós-Modernismo. Um dos grandes e mais influentes escritores brasileiro do Modernismo foi Monteiro Lobato, que além de escritor, também participou da vida politica e incentivou a cultura, abrindo Editoras e debatendo com revistas. Vamos conhecer umpouco mais sobre a vida e a obra desse ilustre personagem da nossa literatura que criou personagens inesquecíveis na nossa memória.





















MONTEIRO LOBATO, VIDA E OBRA.
José Renato Monteiro Lobato nasceu em Taubaté, São Paulo, no dia 18 de abril de 1882. Era filho de José Bento Marcondes Lobato e Olímpia Monteiro Lobato. Foi alfabetizado pela mãe e logo tomou gostopela leitura. Fez o curso secundário em Taubaté. Estudou no Instituto de Ciências e Letras de São Paulo. Ingressou na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco na capital, em 1904.
No mesmo ano voltou para sua cidade natal e prestou concurso para a Promotoria Publica, assumindo o cargo na cidade de Areias, no Vale do Parnaíba.
Um ano depois casou-se com Maria Pureza da Natividade, e tevequatro filhos. Já nessa época escrevia e desenhava para vários jornais e revistas. No ano de 1911 volta para Taubaté e se estabelece na fazenda de seu avô, Visconde de Tremembé, que faleceu deixando suas terras para o neto.
A primeira polemica causada por Monteiro Lobato foi no ano de 1912, com a carta mandada a um jornal criticando as queimadas e que a miséria tornava incapaz o desenvolvimentoda agricultura na região, mas o principal tema era a ignorância do caboclo. Após, publica Urupês, mas um artigo onde surge o personagem Jeca Tatu, famoso até hoje.
Em uma época em que os livros brasileiros eram editados em Paris ou Lisboa, Monteiro Lobato tornou-se também editor, passando a editar livros também no Brasil. Com isso, ele implantou uma série de renovações nos livros didáticos einfantis. 
Dai por diante funda revistas, mudasse outras vezes, transforma a Revistas do Brasil em Editora, publica seu primeiro livro “Urupês”, funda a companhia Gráfico-Editora Monteiro Lobato que vai a falência com o racionamento de energia, e finalmente funda a Companhia Editora Nacional, começando a publicar livros infantis.
Entre essas fundações e revistas, no ano de 1917, Monteiro Lobatopublica no jornal O Estado de São Paulo, um artigo intitulado "Paranoia ou Mistificação?", onde critica a exposição de Anita Malfatti, pintora paulista recém-chegada da Europa. Estava criada uma polêmica, que acabou se transformando em estopim do movimento modernista.
Como escritor literário, Lobato destacou-se no gênero "conto". O universo retratado, em geral são os vilarejos decadentes e aspopulações do Vale do Parnaíba, quando da crise do plantio do café.
No livro “Caçadas de Pedrinho”, foi acusado de preconceito racial. O livro relata a caçada a uma onça que está rondando o sítio. "É guerra e das boas, não vai escapar ninguém, nem tia Anastácia, que tem cara preta".

Suas obras são:
Idéias de Jeca Tatu, conto, 1918
Urupês, conto, 1918
Cidades Mortas, conto, 1920
Negrinha, conto,1920
O Saci, literatura infantil, 1921
Fábulas de Narizinho, literatura infantil, 1921
Narizinho Arrebitado, literatura infantil, 1921
O Marquês de Rabicó, literatura infantil, 1922
O Macaco que se fez Homem, romance, 1923
Mundo da Lua, romance, 1923
Caçadas de Hans Staden, literatura infantil, 1927
Peter Pan, literatura infantil, 1930
Reinações de Narizinho, literatura infantil, 1931Viagem ao Céu, literatura infantil, 1931
Caçadas de Pedrinho, 1933
Emília no País da Gramática, literatura infantil, 1934
História das Invenções, literatura infantil, 1935
Memórias da Emília, literatura infantil, 1936
Histórias de Tia Nastácia, literatura infantil, 1937
Serões de Dona Benta, literatura infantil, 1937
O Picapau Amarelo, literatura infantil, 1939

Mencionadas abaixo, as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Monteiro Lobato
  • monteiro lobato
  • Monteiro Lobato
  • Monteiro lobato
  • Monteiro lobato
  • Monteiro Lobato
  • Monteiro Lobato
  • Monteiro lobato

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!