Monotare

306 palavras 2 páginas
Sistemas Operacionais Multitarefa x Monotarefa

Características:

Um sistema operacional Multitarefa permite repartir a utilização do processador entre várias tarefas aparentemente simultâneas.Ex. Windows XP, Vista, Linux, entre outros.

Já um sistema operacional Monotarefa permite apenas a realização de uma tarefa de cada vez. Um dos mais famosos sistemas operacionais Monotarefa é oMS-DOS, um dos primeiros sistemas operacionais para computadores pessoais.
Atualmente, a maior parte dos sistemas operacionais utilizados são Multitarefa, onde o tempo de processamento é dividido entrevarias tarefas, dando a impressão ao usuário que elas são executadas simultaneamente.
Cada processador possui a capacidade de executar apenas um programa por vez. Por esta razão, a Multitarefa numsistema Uniprocessador é apenas uma ilusão gerada pela alternância rápida entre as várias tarefas.

Existem dois tipos de sistemas operativos Multitarefa: os de Antecipação que esforçam-se porconseguir uma "democratização" dentro do processador e os de Cooperação que o programa instrui o núcleo a fazer o “task switching” em certos pontos do código, e o núcleo apenas passa ao processo seguintequando o programa o permite.

Sistemas Operacionais Multiusuário x Monousuário

Características:

Um sistema operacional Multiusuário como o próprio nome sugere, permite acessosimultâneo de múltiplos usuários ao computador.
Todos os sistemas de tempo compartilhado são sistemas multiusuários, mas a maioria dos sistemas de processamento em lote para mainframes também são, paraevitar deixar a UCP ociosa enquanto espera que operações de entrada/saída sejam concluídas.

O exemplo mais óbvio é um servidor Unix onde múltiplos usuários possuem acesso via Telnet ou SSH ao"prompt" do shell do Unix ao mesmo tempo. Outro exemplo usa várias sessões do X espalhadas por múltiplos monitores alimentados por uma única máquina.

Já o sistema operacional Monousuário refere-se ao...

Relacionados