Monopólio x oligopólio - economia

Páginas: 11 (2704 palavras) Publicado: 16 de agosto de 2012
1. Introdução



Em economia, monopólio é como se denomina uma situação de concorrência imperfeita, em que uma empresa detém o mercado de um determinado produto ou serviço, impondo preços aos que comercializam.
Monopólios podem surgir devido a características particulares de mercado, ou devido a regulamentação governamental, o monopólio coercivo, e criam uma particularidadeeconômica, em que a curva de demanda do bem fica negativamente inclinada, na medida em que a demanda da firma e a demanda do mercado são as mesmas.
O oligopólio é uma situação de mercados concentrados, na qual a produção se concentra num pequeno número de firmas. No oligopólio também existem barreiras à entrada de potenciais concorrentes, mas as ações entre as empresas não são necessariamentecoordenadas. Quando há algum tipo de acerto referente ao preço que será praticado, o oligopólio caracteriza-se como um cartel; quando há uma união das empresas com o objetivo de dividir o mercado, ele caracteriza-se com um truste.
A Concorrência Monopolística é uma forma de concorrência imperfeita e corresponde a uma situação em que existem numerosas empresas no mercado, mas que oferecemprodutos ou serviços não totalmente homogêneos e, por isso, não totalmente substituíveis. Numa situação deste tipo, cada uma das empresas possui algum poder de mercado para influenciar o preço dos seus próprios produtos ou serviços.








2. Monopólio



Um monopólio não tem concorrentes, portanto pode influir sobre o preço de mercado de seus produtos. Enquanto a empresacompetitiva é tomador de preços, um monopólio é um formador de preços.
Uma empresa competitiva toma o preço de seus produtos como dado e depois escolhe a quantidade oferecida de modo que o preço iguale o custo marginal. Já o preço cobrado pelo monopólio excede o custo marginal.
Os monopólios não podem atingir qualquer nível de lucro porque preços altos reduzem a quantidade adquirida pelosconsumidores. Embora possam controlar os preços dos bens que produzem, seus lucros não são ilimitados. As empresas monopolistas, como as competitivas, visam maximizar seus lucros. Nos mercados competitivos, compradores e vendedores voltados para o interesse próprio são guiados por mão invisível que promove o bem estar econômico geral. Já no mercado monopolista, as empresas não são controladas pelacompetição, e seus resultados não atende aos interesses da sociedade. Mas os governos podem, às vezes, melhorar os resultados de mercado evitando uma excessiva concentração de poder.

2.1. Causas que surgem os monopólios


Uma empresa é um monopólio se for a única vendedora de seu produto e este não tem substitutos. A causa principal do monopólio está nas barreiras à entrada; onde outras empresasnão conseguem entrar no mercado e concorrer com ele. As barreiras à entrada têm três origens:
▪ Um recurso chave é propriedade de uma única empresa.
▪ O governo concede a uma única empresa o direito de produzir com exclusividade algum bem.
▪ Os custos de produção tornam um único produtor mais eficiente do que um grande número de produtores.
2.2. Recursos domonopólio


A forma mais simples de um monopólio é a posse por parte da empresa de um recurso chave. Um exemplo de monopólio que decorre da posse de um recurso chave é o da Debeers, a empresa de diamantes da África do Sul. Embora controla cerca de 80% da produção mundial de diamantes, é suficiente para exercer substancial o controle sobre o preço de mercados de diamante.
Embora apropriedade exclusiva de um recurso chave seja uma causa potencial do monopólio, raramente surgem monopólios por esta razão. Pois as atuais economias são grandes e os recursos têm muitos proprietários. A poucos exemplos de empresas que possuam um recurso para o qual não haja substitutos próximos.

2.3. Monopólios criados pelo Governo




Alguns casos os monopólios surgem porque o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • monopólio x oligopólio
  • Monopolio X Oligopolio
  • Resumo Economia: Monopolio, Oligopolio, Direito x Economia, CADE
  • monopolio x oligopolio
  • Trabalho de Economia Monopolio e Oligopolio
  • Economia
  • Economia final estruturas de mercado monopolio e oligopolio
  • Monopolio e oligopolio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!